Fechar
Blog Opinião
GP1
A primeira pesquisa do Ibope sobre a sucessão estadual no Piauí, divulgada ontem à noite pela TV Clube, vai dar muito o que falar nos próximos dias. Ela apresenta números absolutamente diferentes dos que vinham sendo divulgados até agora pelos institutos locais de opinião pública sobre a eleição de governador.

Pela pesquisa, o primeiro lugar na corrida sucessória é do governador Wilson Martins (PSB). Ele aparece com 24%, seguido pelo ex-prefeito Sílvio Mendes (PSDB), com 22%. O senador João Vicente Claudino (PTB) é o terceiro colocado, com 19%. A candidata do PT, Teresa Brito, ficou com 3%.

A primeira novidade da pesquisa é esta: a liderança do governador Wilson Martins, que vinha sempre em segundo lugar, bem atrás do tucano Sílvio Mendes. A segunda novidade é o número de indecisos, que cresceu inexplicavelmente. Nos demais institutos, girava em torno de 10%. No Ibope, chega a 26%, maior que o primeiro colocado.

É um tanto curioso que o total de eleitores indecisos cresça à medida que a eleição se aproxima. Comumente, nesta fase, os indecisos vão é caindo. A amostragem pesquisada pelo Ibope é também a menor desta campanha: 812 eleitores em todo o Estado. Normalmente, os institutos locais aplicam seus questionários entre 1.000 e 1.200 eleitores.

Cada instituto tem sua metodologia. Talvez esteja aí explicação para os números diferentes do Ibope, em relação aos três principais candidatos a governador. Num ponto, entretanto, a pesquisa divulgada ontem bate com as já realizadas no Piauí: Sílvio, Wilson e João Vicente disputam o governo em pé de igualdade.

Como tem margem de erro de 3%, a pesquisa do Ibope confirma que a sucessão está embolada no Piauí, fato já constatado pelos institutos locais. O que não há, até o momento, é explicação para uma virada de jogo tão brusca entre o primeiro e o segundo colocados. A política do Piauí não viveu qualquer fato extraordinário nos últimos dias para justificar a ultrapassagem do tucano Sílvio Mendes por Wilson Martins.

*Zózimo Tavares é editor chefe do Diário do Povo

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.