Fechar
Blog Opinião
GP1
Fala-se das grandes conquistas do governo Lula, do novo Brasil. Mas isso é verdade? Ou uma farsa dos institutos de pesquisas? Será que o mundo exterior conhece a realidade brasileira, por exemplo, dos serviços públicos de saúde? Essa imagem negativa o governo soube maquiar com muita maestria. Passou oito anos sem corrigir erros passados e cometendo os mesmos deslizes com o serviço público de saúde. Não deu exemplo de retidão ao continuar desviando a finalidade sagrada da CPMF. Se tivesse destinado 100% dos recursos dessa contribuição provisória para a saúde pública brasileira, o país não estaria passando vergonha de não poder atender com dignidade humana às camadas mais necessitadas da população. Não queremos nova CPMF, queremos correção de caráter dos senhores políticos. Queremos austeridade com os gastos públicos. Queremos que sejam cumpridos integralmente os ditames constitucionais com os direitos dos cidadãos: educação, saúde etc., porque dinheiro o país tem.

Revolta-me ao assistir agora, no jornal da TV Globo, o quadro deprimente dos hospitais públicos de Porto Velho, em Rondônia. Pessoas sendo tratadas como coisas, deitadas no chão, sem a dignidade de poder curar as suas enfermidades. Hospitais sucateados. Sujos. Uma total falta de respeito humano com os mais necessitados. E o governo federal o que fez em oito anos? Mas todos os políticos e governos têm Plano de Saúde, pagos pelos contribuintes. Que país é este, de muitas mentiras, em que a realidade brasileira é outra? A rigor, cada brasileiro descamisado, que não tem amparo público de saúde, deveria acionar o Estado por não cumprir integralmente a sua função social. Não adiantam megaprojetos governamentais sem que os fins sociais sejam primeiro atendidos. Não dói no coração dos governantes e políticos, da agora presidente Dilma Rousseff, ver todo esse caos na saúde pública brasileira? Se os senhores estivessem nessa situação, quais seriam as suas reações?

*Julio César Cardoso é bacharel em Direito e servidor federal aposentado

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.