Fechar
Blog Opinião
GP1
Imagem: Foto: ReproduçãoClique para ampliarWilson Martins(Imagem:Foto: Reprodução)Wilson Martins
Ainda não dá para saber que cara terá o governo Wilson Martins. Mas já é possível notar que ela será diferente da cara do PT. Ontem, o governador tomou mais uma medida que vai na contramão da administração de seu antecessor, Wellington Dias: ele pôs um freio na farra dos alugueis de carros para os órgãos públicos estaduais.

O governador Wilson Martins e o secretário de Administração, Paulo Ivan, assinaram decreto para normatizar a aquisição, locação e alienação de veículos do Estado. Com isso, o governo do Piauí espera reduzir pela metade despesas tanto de aluguel como de manutenção e combustível para sua frota de automóveis.

Oficialmente, o governo justificou que a medida tem foco na economia das contas públicas. Porém, ela vai muito além disso. Wilson ficava incomodado quando rodava pelo interior do Estado e, onde chegava, só via Hilux e outras camionetas possantes para todos os lados. Todas elas contratadas pelo Governo do Estado a peso de ouro.

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarWellington Dias(Imagem:Divulgação)Wellington Dias
O governo informou que somente em 2009, o ex-governador Wellington Dias gastou R$ 20 milhões com aluguel de carros. O valor de 2010 ainda está sendo contabilizado. Wilson ficou alarmado com os gastos, considerando muitas das contratações desnecessárias, mas não tomou as medidas que está tomando agora. Afinal, ele estava no meio de uma campanha eleitoral e precisava desesperadamente dos votos dos petistas.

No decreto que assinou ontem, ele criou três categorias de veículos: os de representação, para governador, vice e secretários; os comuns, de transporte de servidores; e os especiais, como ambulâncias e caminhonetes. Os carros com tração - tão ao gosto dos petistas - só serão permitidos para quem precisar trafegar por regiões de difícil acesso. Veículos mais simples, com motor 1.0, serão prioridade para aluguel no governo.

O governador frisou que o uso dos carros é restrito ao serviço público e seu aproveitamento irregular, como transporte de familiares, será fiscalizado. "Nós precisamos da colaboração da população para denunciar o uso irregular dos veículos", conclamou. Os carros terão adesivos nas laterais e traseira, com telefone para denúncias. Agora o restante do serviço fica com a população.

O que o governo vinha fazendo, em relação aos aluguéis de carros, bem que se poderia chamar de "cavalo-de-pau" na administração pública.

*Zózimo Tavares é editor chefe do Diário do Povo

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.