Fechar
Blog Opinião
GP1
*Zé da Cruz

Meu nome é Zé da Cruz formado na universidade universal das vias publicas. Bacharelado em dificuldade, especializado em fome; esse costuma ser meu sobrenome. Autor do livro de poesias Humildemente Simples e Devaneios de Amores. Idealizador do Oxênte Poético e do Circuito Cultural da zona sul, eventos que fomentam a cultura com artistas locais que trazem artistas consagrados da nossa terra como Amauri jucá e Dirceu Andrade,o sangue bom Bob Robson, Gonzaga Lu, Full Reggae, para as famílias interagirem com a cultura que eles conhecem e com a que elas querem conhecer. Fui convidado pra participar do Psiu Poético em Montes Claro-MG onde meus trabalhos foram expostos. Fui, juntamente com os organizadores, primeira página no jornal Gazeta Norte Mineira. Vocês pensam que eu me acho? com certeza, se você não se achar, está perdido. Acho que é por isso que me chamam de poeta.

Agora vamos à parte de liderança comunitária: comecei minha militância junto com a FAMCC ocupando a área que hoje é a Vila Irmã Dulce, uma das maiores ocupações urbanas com mais de seis mil famílias, sendo reconhecido e respeitado na luta pelos moradores. Junto com o Fórum de Entidades da Zona Sul, abri a discussão sobre a quadruplicação da BR 316, sem esquecer os companheiros da rodoviária dos pobres. Nessa luta, foi feita uma audiência pública onde a PMT, governo do estado e governo federal se comprometeram a fazer a obra com uma mínima estrutura para que aquelas pessoas possam continuar ali ganhando seus trocados. Fui presidente da Associação de Moradores do bairro Santo Antonio. Em minha gestão ouve a construção do Campo de Futebol do bairro, esperado por quarenta anos; desenvolveu-se o Projeto Comunidade Frutífera através do qual quinze alunos passaram no vestibular; mais de 200 jovens e adultos fizeram curso de computação no Centro Integrado Deputada Francisca Trindade; coordenamos o Projeto Trampo Musical que ensinou cerca de quarenta crianças e jovens carentes a tocar instrumentos de sopro. Foram tantas ações que se for falar, haja caneta, papel e tempo; e ai como diz uma amiga: fica enfadonho.

Vamos pra parte que o povo gosta: sou madeira de dar em doido, não boto certo, tiro certo. Participei ativamente na luta dos camelôs e cutuquei com vara curta a cascavel tucana mais ardilosa do ninho que era prefeito de Teresina na época, porque a mais esperta é seu antecessor. Fizemos um embate danado. O Super todo- poderoso, arrogante, prepotente, mal educado que fuma e joga a fumaça na cara dos outros: o Don Sílvio Mendes e seu capataz, achavam que um negro da favela, pobre, e como diz o cabôco, sem muita instrução, não tem peito. Olharam só a cor do ônibus e não viram o itinerário. Devem ter pensado: Esse aí nois passa por cima, e aí “ toraram brita”. Me chamou de baderneiro, arruaceiro; disse que eu não era camelô, como de fato não sou. Botou a polícia no meu encalço, me proibiu de entrar na prefeitura, mandou o presidente da Câmara me difamar no rádio e em canal televisivo juntamente com o vereador que é contra a lei anti fumo, não sei como um homem desse se elege, ou sei, não tenho é como provar.Ô cabra dos meus abusos!!!! Fizeram tudo isso, mas não conseguiram que eu deixasse de influenciar e organizar aqueles trabalhadores pra lutarem por seu direitos e conquistarem o Calçadão Popular de Teresina, espaço que A PMT tem que começar a ver com bons olhos. Resumindo: empurrei goela abaixo 550 trabalhadores que ficaram fora do shopping dos camelos e mexi com os brios do cartel tucano.

Mexi novamente agora ao escrever Promessômetro. Eu sabia que os tucametralhas iam se invocar, mas não tanto. Como diz o ditado: a balburdia e o achincalhe é a arma dos que não tem argumento. Por isso atacaram a minha honra, minha pessoa mesmo eu falando a verdade, nada mais que a verdade. Quero avisar pra esses animais de chôto duro que sou feito de pau d’arco e que nem capim de burro: quanto mais me bate e pisa ai é que eu me fortaleço. Não retiro uma palavra do que disse e ainda digo mais desafio qualquer Capo tucano ou quem quer que seja a provar que tenho algum contracheque na PMT. Quanto ao governo do estado, tenho sim porque sou funcionário publico concursado por mérito próprio e estudo. Meu contracheque é legitimado por um concurso público para o administrativo estadual; coisa que a gestão tucafacista nunca fez, e empregava as pessoas através da política do bilhetinho.

Vocês tucaleones são preparados pra maquiar e mentir, mas o povo de Teresina com certeza já vem dando o troco. No auge do olho grande largaram um osso menor pra correr atrás de um maior: perderam os dois, hoje nem mel nem cabaça. Perderam a presidência da Câmara e vem encolhendo cada dia que passa com os dissidentes criando um novo partido pra ver se escapam. Na vereança só restou aquele que tem a cara de pistoleiro de faroeste americano, o ex -presidente da Câmara e aquele que é contra a lei do fumo; se tem os outros não me lembro.

Um internauta tucanalha, esse sim deve ou deveria ter um contracheque gracioso, me difamou em seu comentário, e ainda disse que o reinado tucano voltará em 2012. Ô coitado, esse não sabe da missa um terço. A monaraquia tucana e sua corja volta, só se for pra reinar no castelo por nome Irmão Guido, porque já começaram a investigar as irregularidades da gestão passada, e principalmente do período eleitoral. Isso é só uma ponta do iceberg do que vem por aí. Por isso é bom que vocês tomem tento: óia a Federal!!!!!!!!!

*Zé da Cruz poeta e liderança comunitária
[email protected]

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.