Fechar
Blog Opinião
GP1
*Zé da Cruz

Imagem: Divulgação / GP1Zé da Cruz poeta e liderança comunitária(Imagem:Divulgação / GP1)Zé da Cruz poeta e liderança comunitária
Como diz na Bíblia, não precisamos de intermediário para nos dirigir a Deus. Desculpe, ó Pai o incômodo. Não recorri aos santos porque acredito eu devam estar muito ocupados mostrando as dependências do céu para a beata que logo,logo se tornará a próxima santa oficial do Brasil, pois já é dada como certa sua nomeação num futuro bem próximo pelo Papa. Senhor, as coisas por aqui “tão brancas”, nós pretos, somos quem menos mandamos. Devíamos mandar era na África, mas lá é que acontecem os desmandos. Sei que o Senhor é onipresente, onipotente e onisciente e que tá por dentro de tudo, mas não posso deixar de relatar escrevendo com a habilidade que o Senhor me deu e registrar essa realidade para o anais da história, e encaminhar via sedex 10 para o céu.

O Senhor o viu o ministro mister M? Aquele que aumentou seu patrimônio em num sei quantas mil vezes? É tanto dinheiro que se fosse contado pelas comunidades que acompanho elas não dariam conta. Diferente do mágico original, ele não revelou o segredo de enriquecimento tão repentino e em tão grandes proporções. O agora ex-ministro preferiu perder o posto e se preparar para uma terceira lambança. Parece-me que naquela história do caseiro somente ele (o caseiro) torou brita, foi usado e descartado, e ainda teve que se explicar de uma merreca que tinha na sua conta. Tomara que ele não quebre meu sigilo bancário, pois mais quebrado que eu só arroz de quarta.

Aqui no Piauí, os deputados petistas coitados não dão um pio, ajudaram a eleger o governador com a popularidade que tinham e depois da eleição foram alijados e andam por aí dizendo que são da base aliada, mesmo relegados ao limbo, ao esquecimento e à dor. Os petistas da Câmara Municipal, coitados!!! É de fazer dó: uma com dois anos só apresentou o projeto de lei do fumo de rolo e presta conta do mandato até em velório. O vereador treme – treme nem isso faz. Eles esqueceram que a militância é que é a força motriz do PT.

O PSDB, esse vai de mal a pior. Em nível nacional tá só oco e os caburés cantando dentro. Os tucanos que não foram para o PSD estão divididos entre o manda-chuva ideológico da sigla nacional e a filiação ao novo partido. Aqui no Piauí, eles são menos de meia dúzia de gato pingado. Na Assembléia Legislativa tem o deputado boyzinho metido a bonitão, que é só gogo. Tem também o professor pardal e aquele outro com cara de mestre de faculdade metido a sabichão. Inteligentemente, nesse tempo todo de mandato esses homens só criaram o tal do promessômetro que, aliás, ficou só na promessa mesmo. Dá pra contar nos dedos os tucanos na Câmara Municipal: tem aquele vereador com cara de cafajeste de faroeste norte- americano aquele outro que é contra a lei da vereadora do fumo de rolo e o que foi presidente da Casa. Se tiver mais algum eu não me lembro. Além de botar nome em rua e conceder títulos de cidadania, também não me lembro mais de nada que eles tenham feito.

Arena, PDS,PFL e DEM, esses sem comentários. Já cumpriram seu papel de desmando, ditadura, malversação e um bocado de coisa ruim pra muita gente. Aqui no Piauí, eles pularam tudo para o novo DEM(PSD) ao que parece ficaram só uns dois ou três sem mandato pra apagar a luz e assinar a ata decretando falência. O PTB nem fede nem cheira. Aqui em Teresina o prefeito agora tá alegre que só pinto no lixo: recebeu a prefeitura de mão beijada, deu um bombaquim nos tucanos e disse que agora vai resolver é tudo. Ele recebe todo mundo, só que na hora do “pega pra capar” é só “nelso”. Eu mesmo já fui recebido três vezes, e as comunidades as quais me fiz representar continuam com uma mão no cano outra no feixe. Nunca trocaram uma lâmpada. Nenhuma das reivindicações protocoladas com o próprio mandatário foi atendida. Aliás, esse prefeito gosta é de sair na televisão, tá copiando a empresa do seu chefe e quer fazer sucesso em qualquer lugar.

O nosso governador tem deixado o poder subir a cabeça e tratado a todos com autoritarismo e arrogância beirando à prepotência, sem contar que ele não respeita os Movimentos Sociais e nenhum outro movimento organizado, por isso concordo com o ditado antigo que diz: “quer conhecer um homem dê poderes a ele”, e ainda: quem não tem costume com melado quando come se lambuza”. A atuação do governador não tem sido nada positiva: atrasa pagamento de terceirizados e fornecedores e todo tipo de conta que se possa imaginar. O mais grave é a paralisação de muitos profissionais de categorias importantes para a condução dos destinos do Estado como um todo. A cada dia pipoca uma greve. Tem servidor reivindicando de papel higiênico a melhores condições de trabalho.Vi numa dessas manifestações uma professora protestando por uma resma de papel oficio, é mole ou quer mais?! É lamentável que nosso governante ache que tá tudo normal e não tenha interesse nenhum em resolver nada. Recentemente, ele dispensou a OAB e o Ministério Público do Karnac em uma reunião importante de negociação com os policiais. Um verdadeiro absurdo!!

Minha avó costuma dizer que conselho e café tomam quem quer. Gostaria que o senhor governador não me “tratorasse” e me permitisse uma sugestão: se o senhor não começar a ser mais humilde e baixar a bola vai transformar seu governo numa torre de babel como fez seu antecessor no final de mandato, e quando procurar pela base aliada ela já foi, e aí nem adianta gritar: “ não se irrite, foi sem querer querendo”.

*Zé da Cruz Poeta e liderança comunitária

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.