Fechar
Blog Opinião
GP1
*Zózimo Tavares

Imagem: raimundocaze.zip.neTClique para ampliarZózimo Tavares(Imagem:raimundocaze.zip.neT)Zózimo Tavares
Claro que o governador Wilson Martins não vai querer entrar para a história como o "governo da recuperação e da reconstrução do Piauí". Fiel à pregação da campanha eleitoral, ele quer ficar conhecido como o governo que deu continuidade ao do antecessor, como o que levou adiante "um projeto".

Os primeiros seis meses de seu mandato mostram, porém, que dificilmente ele terá outro caminho a não ser o de recuperar os estragos feitos pelo seu antecessor e de reconstruir o que ficou para trás, sem a devida atenção do governo que sucedeu. Wilson Martins terá pouca margem de manobra para avançar.

O atual governador pegou a Uespi (Universidade Estadual do Piauí), por exemplo, em petição de miséria. A instituição vive o seu pior momento, por falta de investimento nos últimos anos. E o que dizer da estadual de ensino? E da rede de saúde? Houve como que um desmonte das escolas e dos hospitais públicos do Piauí. E as estradas? E as dívidas? E os salários defesados?
Imagem: Diário do PovoO governador Wilson Martins visita a Potycabana: obra de recuperação vai recomeçar do zero (Imagem:Diário do Povo)O governador Wilson Martins visita a Potycabana: obra de recuperação vai recomeçar do zero
Em Teresina, bem nas barbas do governador, ele encontrou a obra de reforma e ampliação do Centro de Convenções abandonada. O Theatro 4 de Setembro estava interditado e passa por uma reforma meia-sola para reabrir. O mesmo aconteceu com o ginásio de esportes Verdão. A Cidade Detran, em torno do Albertão, não passou de uma cidade fantasma.

O governador visitou todas essas obras e viu que a situação delas era mais grave do que ele imaginava. Por último, ele esteve no parque Potycabana. Determinou que ele também seja recuperado. Mas vai ter que começar do zero. Do que existia lá só restou mesmo o lugar. O mais foi destruído ou desapareceu.
Imagem: Divulgação / GP1Ex-governador Wellington Dias deixou o Estado quebrado(Imagem:Divulgação / GP1)Ex-governador Wellington Dias deixou o Estado quebrado
Feliz do governador se puder recuperar e reconstruir tudo isso durante seu mandato. Não são obras novas. São equipamentos que já existiam e o governo passado não teve capacidade nem de conservá-los. O governador demonstra senso de responsabilidade, quando se dedica a recuperar esses equipamentos, antes de se lançar à aventura de construir novas obras.

Como deixará, então, de ser reconhecido como o governo da reconstrução?

*Zózimo Tavares é jornalista e editor chefe do jornal Diário do Povo

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.