Fechar
Blog Opinião
GP1
*Zé da Cruz
Imagem: Wanessa Gommes/GP1Zé da Cruz(Imagem:Wanessa Gommes/GP1)Zé da Cruz
Não sou nenhum São João apóstolo de Cristo. Não nasci há dez mil anos atrás como cantou Raul Seixas, e nem preciso ser uma mãe Janaína ou Diná para perceber a olho nu que o Estado tá vendendo o almoço pra comprar a janta, mas pelas entrevistas do governador e propagandas televisivas vai tudo muitíssimo bem(me engana que eu gosto!!!). Como disse uma companheira, o Estado não quebra, pois tem capacidade de contrair empréstimos e fazer investimentos. Então será incapacidade gerencial? Espero que não.

Conhecido como trator, o governador poderia muito bem passar por cima disso tudo, pois o que me parece com o seu antecessor, tudo ia muito bem. Não sou eu quem estou dizendo, é o povo e as pesquisas. Por isso dá vontade de sair por aí e começar a gritar: arrependei-vos , pois chegou o fim dos tempos, Está próximo o juízo final. Aí vem a pergunta óbvia: como chegastes a essa conclusão? Elementar meu caro povo!!! Andando por ai tenho observado a proliferação das bocas de crack e o aumento significativos de viciados de todas as faixas etárias, condição social, religião, gênero etc. Cruz Credo, Deus me livre e guarde...salamalé três vezes. Se realmente não for feito algo prático, no combate, na prevenção e na cura desse mal, vou ter que escrever em um futuro muito próximo e sombrio que em cada esquina tem uma boca e em cada casa um viciado.

Chega!!! Já tô de pé inchado de caminhada e de saco cheio de tanto blá, blá, blá de seminários. Cadê a tal de câmara de combate ao crack? Sequer conseguiu tratamento para as mulheres. Isso parece mais uma das viagens do governo.

Com relação à segurança coletiva, essa está jogada pras cobras. Até o secretário sumiu. Estamos vivendo em estado de sítio com direito a toque de recolher e tudo. Inventaram um tal de Ronda Cidadão que até o representante da Associação de Oficiais ridicularizou e disse se chamar “engana cidadão”. É mole ou quer mais? Sem falar que eles estão estrupiando os policiais em jornadas de trabalho exaustivas e sem descanso. Esses dias fui a um Distrito e observei a dificuldade de um policial registrar um Boletim de Ocorrência, por falta de papel ofício. Sem falar que ouvi dele que falta combustível para viatura, tinta para impressora, material de expediente etc. Avalie para o combate ao tráfico. Só o pobre do Samuel “ coitado” num dá um chá, não porque não seja competente, eu acho até que ele é um guerreiro, mas falta estrutura, por isso um dia desses ele quase desiste.

A saúde em nosso Estado deveria ser internada na UTI. Só teria que aguardar um leito disponível. Nos corredores, na recepção do HUT, esse nome soa sinistro, jaz o povo à mercê de toda a sorte e maleita. Enquanto isso na sala de injustiça, hospitais estaduais com leitos vagos incluindo UTI servem somente de depositário de moscas e poderiam ser melhor aproveitados, pois paciente é que não falta. O que está acontecendo? Se for por pura ignorância eu perdôo, agora se for por ausência de massa encefálica para administrar peçam para sair.

A educação está quase sem instrução básica, dizem que o secretario é dono de faculdade privada, e agora é o dono da educação pública, como diz um jornalista “é pra rir ou pra chorar”. Cadê o piso nacional da categoria? Vai deixar a UESPI acabar? Cadê os direitos básicos dos trabalhadores em educação? Cadê a melhoria na qualidade de ensino para os alunos? Tem escola que ainda roda prova em mimeógrafo, onde o vigia trabalha de graça, e é explorado em regime semiescravo estão até comparando o secretário ao Rolando Lero, aquele personagem do Zorra Total que leva as coisas só na chave, no banho Maria, no desdobro,de migué. Segurança, saúde e educação são os três pilares de sustentação de qualquer povo minimamente civilizado. A ausência deles gera verdadeiras catástrofes sociais.

Por falar em coisa ruim, tem um deputado voador do PT que prometeu transformar os agricultores familiares em mini Petrobrás para produzir álcool em larga escala. Quero saber onde ele vai arrumar investimento e cobaias. O tal deputado anda por aí se gabando porque não faltou a nenhuma sessão na Câmara, não sabendo ele que isso não é mais que sua obrigação. A gente vê cada uma!!!! coisa de marinheiro de primeira viagem. Se não bastasse isso, ele foi pra televisão defender o nepotismo com uma naturalidade que causa assombro a qualquer cidadão, quanto mais a um petista. O que não faz o poder? Para cada peso os poderosos aplicam sua medida. Quem te viu quem tv!!!!!!!

*Zé da Cruz poeta e liderança comunitária

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.