Fechar
Blog Opinião
GP1

Zózimo Tavares (*)

Ao contrário dos dirigentes do PT de Teresina, a direção do PT paulistano está em busca do consenso para a escolha do nome que deve disputar a Prefeitura de São Paulo. Lá são muitos os que querem concorrer. Em Teresina, há uma disputa velada entre as forças da base e aquelas que se consagraram como estrelas do partido.

Em artigo publicado na Folha de São Paulo, ontem, os dirigentes petistas Antonio Donato e Chico Macena, vereadores paulistanos, defendem que o consenso é tão legítimo quanto as prévias para escolha de um nome. Mesmo afirmando isso, os vereadores defendem que o candidato deve levar adiante as perspectivas de militância do partido, principalmente quanto ao diagnóstico da cidade.

Se a exigência de lá pega em Teresina, o gargalo diminui, pois não é muito difícil identificar quais são os possíveis candidatos ao Palácio da Cidade que realmente têm ligação com a militância petista e que conhecem os problemas e caminhos de Teresina a fundo.

O maior desafio do PT, não só no Piauí, mas em vários estados, tem sido esquecer as perspectivas de poder e reassumir o compromisso com a base, perdido há muito tempo. Um exemplo é que em toda a sua história o PT de Teresina nunca deixou de ter candidato próprio ao Palácio da Cidade. Hoje cogita a possibilidade de chegar à Prefeitura na garupa do PTB.

O que leva um partido de luta como o PT piauiense a ficar tão acovardado, depois de passar por dois mandatos seguidos pelo Governo do Piauí, a ponto de não reunir forças para apresentar candidato a prefeito da capital? O pragmatismo, também chamado de "toma-lá, dá-cá", teria tomado conta do partido? Ou os petistas piauienses estão sem discurso? Se nenhuma dessas duas alternativas serve como resposta, seria correto afirmar que o PT estaria se preparando para dar mais uma rasteira em um aliado, nas próximas eleições, a exemplo do que fez em 2010? Uma coisa, porém, é certa: o tempo de amadorismo do partido já passou. Quem duvidar, que pague para ver.

*Zózimo Tavares é editor chefe do jornal Diário do Povo

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.