Fechar
Blog Opinião
GP1
Deusval Lacerda de Moraes *

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarDeusval Lacerda(Imagem:Reprodução)Deusval Lacerda
No último dia 7 de outubro ocorreram eleições municipais em todo o Brasil. Sabe-se que em algumas cidades brasileiras acima de duzentos mil habitantes, como Teresina, a decisão ficou para o segundo turno das eleições, que será no dia 28 deste mês. No Piauí, já foram escolhidos os prefeitos em 223 municípios para o próximo quadriênio. E o que se viu foi que ocorreram surpresas sobre alguns recém-eleitos como também no comportamento eleitoral dos tradicionais partidos políticos piauienses. É bom lembrar que as eleições municipais servem como prévias para as eleições estaduais que ocorrem dois anos depois, no caso em 2014. Nesse contexto, é imprescindível informar-se o que saiu das urnas eletrônicas destas eleições piauienses.

Convém esclarecer que os dados abaixo foram colhidos num Portal de Teresina com link direto no TSE. E que foram computados todos os votos válidos dos candidatos majoritários dos 224 municípios piauienses, ressalvando-se os cinco municípios como Prata, Brasileira, Valença, Cajueiro da Praia e Alto Longa que não foram incluídos os votos dos candidatos que ainda se encontram sub judice, por isso com votação zerada. E nesse vaivém, alguns partidos políticos que outrora desfrutavam de grande densidade eleitoral não são mais os mesmos e outros que se apresentaram mais comedidamente, ao contrário, saíram-se bem.

Para o cobiçado cargo de prefeito, as agremiações partidárias campeãs de votos foram o PSB, partido governista, e o aguerrido PTB, com diferença de apenas 8.050 votos a favor do PSB. Traduzindo em números, os 115 candidatos a prefeito do PSB receberam 372.251 votos, com aproveitamento de 46% dos 53 prefeitos eleitos, e os 85 candidatos a prefeito do PTB receberam 364.201 votos, isto é, com aproveitamento de 52% dos 42 prefeitos eleitos. Diga-se que o PSB apresentou 30 postulantes a prefeito a mais do que o PTB e que os petebistas ainda estão na disputa do segundo turno do município de Teresina.

Tratando-se ainda do rendimento eleitoral, a terceira sigla com 263.497 votos foi o PSDB. O PT vem em quarto lugar com 217.257 votos. Em quinto está o PMDB com 144.992 e em sexto o PSD com 134.078 votos. O Partido Progressista (PP) só obteve 56.030 votos. E os partidos tradicionais como o PDT obteve 65.853, o DEM obteve 27.448 e o PC do B obteve 25.112 votos. Os partidos da esquerda ortodoxa obtiveram PSOL 5.550, PSTU 5.103 e PCB 3.117 votos. Os menos votados foram o PT do B com 1.819 e o PPL com 614 votos.

Nas eleições legislativas dos 224 municípios piauienses também o PSB e o PTB lideraram o ranking dos eleitos. O PSB elegeu 331 vereadores e o PTB elegeu 310, com diferença de 21 vereadores favorável ao PSB. Em terceiro lugar foi o PMDB com 270 vereadores, em quarto foi o PSD com 252, em quinto o PT com 178 e em sexto o PSDB com 131 vereadores. O PP elegeu 129 vereadores. Os partidos tradicionais como PDT, PC do B e DEM elegeram respectivamente 92, 67 e 61 vereadores. Algumas siglas não elegeram vereador nestas eleições municipais.

Ao confrontar os dados eleitorais dos dois partidos mais votados do Estado com a sua evolução nestas eleições municipais em todo o Brasil, observa-se que no Piauí obtiveram resultado eleitoral espetacular. Pois o PSB elegeu no primeiro turno 433 prefeitos em todos os estados federados e o PTB elegeu 296 prefeitos, o que assim nas eleições do Piauí o PSB obteve 12,01% de todos os seus prefeitos no território nacional e o PTB obteve 13,86% dos seus prefeitos. Vê-se, assim, que o PSB e o PTB são atualmente os partidos políticos mais simpáticos aos olhos dos piauienses, mostrando de uma vez por todas ao pensamento enviesado de alguns profissionais da nossa política que os trabalhistas buscam competente e democraticamente a estruturação e crescimento da sua agremiação partidária.

* Deusval Lacerda de Moraes é Pós-Graduado em Direito


Curta a página do GP1 no facebook: //www.facebook.com/PortalGP1

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.