Fechar
Blog Opinião
GP1
Deusval Lacerda de Moraes *

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarDeusval Lacerda de Moraes(Imagem:Divulgação)Deusval Lacerda de Moraes
Há muito tempo que Teresina não revelava uma nova liderança política. Liderança que realmente mexesse com os verdadeiros brios deste povo. Aliás, isso sempre foi artigo raro nesta Capital. Pois ultimamente existiram Wall Ferraz, que os tucanos herdaram o seu espólio político, e Alberto Silva, que já vinha se esgarçando com o tempo. Depois da morte do Alberto Silva não se esperava que surgisse tão rapidamente nova liderança em Teresina. A priori, o espectro político da cidade-verde não desenhava qualquer novidade nesse sentido. Mas eis que, de repente, surge no cenário teresinense uma nova liderança política e, como sempre, forjada no seu velho estilo, ou seja, no viés credibilidade com a força do trabalho.

Como se sabe, o prefeito Elmano Férrer (PTB) está há dois anos e pouco à frente da Prefeitura de Teresina, e como vice-prefeito que substituiu o titular Sílvio Mendes (PSDB) que se desincompatibilizou da administração municipal em 2010 para concorrer ao governo do Piauí. Por força legal, Elmano assumiu o restante do mandato e, como diligente servidor público, iniciou humildemente o seu trabalho. Aos poucos, imprimiu um modelo de gestão eficiente e que começou a angariar a confiança da população por sua sensibilidade, dedicação e operosidade na aplicação das verbas municipais.

Para atingir o respaldo popular que desfruta, Elmano seguiu o caminho que alguns políticos ao chegarem à administração pública relegam ao segundo plano, que é trabalhar, trabalhar e trabalhar. Como se pode depreender, o poder público para Elmano não serve para deleite pessoal, em que pudesse aproveitar as suas benesses em proveito próprio. Ao contrário, a Prefeitura de Teresina tem sido para ele grande repositório de preocupações que se transformou em profícuas realizações públicas a favor de todos os teresinenses. Isto é público e notório.

O prefeito Elmano ao assumir a PMT só encontrou dois projetos: o projeto de Requalificação Ambiental de Teresina – Lagoas do Norte e o projeto Parque da Juventude, que através da emenda parlamentar do senador João Vicente Claudino (PTB) se tornou Parque da Cidadania. Após Elmano chegar ao Palácio da Cidade, o senador João Vicente - que já havia se empenhado em 2008 junto a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado para aprovar a solicitação (Mensagem nº 120/2008–Prefeitura Municipal de Teresina) para autorizar a contratação de operações de créditos com o BIRD no valor de US$ 31,13 milhões destinado ao financiamento do Programa Lagoas do Norte – também envidou todos os esforços para liberar os recursos para o prefeito executar a importante etapa dessa monumental obra para os teresinenses.

Seguindo nessa direção foi que Elmano operou um rosário de benefícios. Por isso se decantar a sua obra meritória nesta Capital. Pois o fazer é a marca registrada da sua administração. O Elmano não foi prefeito para cumprir tabela num mandato-tampão, do tipo que deixa o tempo passar, como esperavam alguns. Ele criou um modelo próprio, um estilo diferente de administrar, que deu certo. E o seu lema é fazer ainda muito mais se tiver a oportunidade. E disso ninguém tem duvidas, por não ser falácia. Porque ele já fez e provou que faz, e a população sabe disso, tanto que já se transformou em liderança política emergente desta Capital.

Assim, independentemente do resultado eleitoral do segundo turno das eleições de Teresina, o prefeito Elmano Férrer já se firmou como a sua mais nova liderança. Pois ninguém alcança o patamar eleitoral que ele galgou, em vão. Tudo isso é sedimentado nos mais lídimos sentimentos de fé e esperança de parcela substancial da população que já estava cheia de promessas e que agora resolveu acreditar no projeto Elmano tanto no comando dos destinos político-administrativos de Teresina como em outras postulações que eventualmente venha a disputar. Daí os teresinenses ungirem uma nova liderança pública ao seu exigente pedestal político: Elmano Férrer.

* Deusval Lacerda de Moraes é Pós-Graduado em Direito

Curta a página do GP1 no facebook: //www.facebook.com/PortalGP1

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.