Fechar
Blog Opinião
GP1
Zé da Cruz *

Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Zé da Cruz(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Zé da Cruz

Pegue na minha e balance, e diga se você não irá concordar comigo na minha análise de conjuntura. Tenho certeza que irá assinar até um documento comprovando a autenticidade desse papiro que estou produzindo para deleite da peble e insônia dos corruptos. Com relação à assinatura pode ser até virtual, ou telepaticamente unindo pensamentos como faz a escrita.

Fico impressionado quando se comete um delito por um pedaço de pão, na mesma hora aparece o RONE com aqueles policiais robotizados, cópias fiéis do soldado universal do filme do Van Damme com a truculência natural de um troglodita e mentalidade do Robocop expondo o pobre coitado na mídia sem direito a ter direito. Costumeiramente acontece isso, quer dizer sempre, esses coitados são depositados na Casa de Custódia esperando o passaporte para algum presídio por um bom tempo até se tornar meliante profissional com a chancela do Estado; isso quando não morre pelo caminho com alguma treta. Ah, antes que eu esqueça a maioria deles são pobres, pretos e periféricos... até rimou.

Seria cômico, se não fosse trágico, e mais grave, são jovens de futuras gerações, frutos de garotos que vi dando entrevista para uma emissora de televisão, contumaz em fazer sensacionalismo com a desgraça alheia. É de impressionar um jovem com vinte anos dizer que não tá nem ai com a vida que tanto faz como tanto fez. Alguns deles até mutilados pela violência urbana, e pior por serem tratados como bandidos minimizados pelo delegado geral como de baixo poder ofensivo.

Socorro, SOS, help, valei-me, ajuda, ayuda, helfen. Gente, precisamos nos dar conta de que está havendo um extermínio de nossos jovens pela presença da violência, pelo crack, pela ausência quase total do Estado provocando verdadeiros bolsões de miséria prestes a explodir a qualquer momento e desecandear uma crise sem controle. Duvide -o-dó quem ande numa praça da cidade que não encontre um pedinte viciado na pedra. É preciso que esse povo não se encontre só com a policia, mas também com assistentes sociais, médicos, enfermeiros e que possam ser encaminhados para serem devidamente tratado.

O RONE, COE, BOPE bota nos pés dos traficantes e a molecada que tá se entendendo em gente agora, lazer, educação, cultura é só isso nem precisa ser PHD. Esse papo de filho de pobre trabalhar é para não ter tempo de estudar. Lugar de criança é na escola quem achar que eu não tenho razão atire a primeira pedra ou faça um comentário. Enquanto isso, na sala de injustiça descendo cachoeira abaixo o senador Demóstenes Torres, exemplo vivo e representante de extrema direita conservadora, agoniza no seu calvário para o abatedouro. Ele é representante de um esquema milionário e de um poder paralelo jamais visto. Cabe àquela Casa apurar com zelo as falcatruas e punir com rigor esses desmandos correndo o risco mesmo assim de ficar sequelas, que só o tempo poderá curar. Meu sonho era ver o Beto Rego entrevistar no Ronda do Povão o Demóstenes ou Carlinhos Cachoeira e fazer o mesmo achincalhe, ridicularização e deboche que ele faz com o sujeito pé rapado.

Jamé fica mucho e num dá um pio, esses tem o privilégio de não serem preso e nem devolver o dinheiro que roubaram, causando revolta na camada da população honesta, porque todos nós sabemos que são esses facínoras que tiram as nossas escolas, lazer, emprego e renda, saneamento básico, saúde, habitação que é de extrema importância para a população carente.

Podem ter certeza que parlamentares desse modelo são pais políticos da miséria nacional e degradação humana que passa nossas civilizações e de jovens que são forçados a perderem a perspectiva de vida como esses da zona sul. Precisamos estar atentos. Esse ano com a escolha de nossos representantes é observar atentamente quem está do lado do povo ou só pousa para foto. Precisamos de melhor salário para os professores. Más...

Faço um apelo que precisamos investir e modernizar as escolas, pois desse lado ainda estamos longe do século XXI, e transformar o ensino decoreba em algo mais libertador. Parafraseando Paulo Freire: “não basta saber ler que Eva viu a uva”. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho. É preciso não ter medo e sim, coragem de dizer a verdade. Viva a luta, com a força do povo brasileiro!!!!!!

* Zé da Cruz poeta e liderança comunitária

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.