Fechar
Blog Opinião
GP1
Deusval Lacerda de Moraes *

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarDeusval Lacerda de Moraes(Imagem:Reprodução)Deusval Lacerda de Moraes
Muitos piauienses estão desesperançosos pela inação do atual governo do Piauí. A razão de tanta decepção é devido à desmedida inércia governamental. Não conseguem entender porque a coisa publica aqui não evolui. Alguns estão inclusive arrependidos de ter sido induzido ao erro. Outros pedem desculpas pelo engano cometido. Claro, só não se arrependem alguns que estão engalfinhados no poder. Sabe-se que toda sociedade tem seus ímpios, que só ligam para o próprio umbigo. Estes não estão nem aí, contanto que lhes sobrem algumas migalhas. Até o governo de Hitler teve adeptos até o fim, daí a desilusão que está abatendo a auto-estima de grande parte dos coestaduanos.

Só para se ter uma idéia, o Governo Federal comprou retroescavadeiras para todos os municípios brasileiros até 50 mil habitantes. No total, são 3.591 municípios que receberão uma máquina até o final do ano. No Piauí, em razão da seca, foram entregues, no dia 25 de maio último, 90 retroescavadeiras para 94 municípios. As máquinas são destinadas à recuperação e construção de estradas vicinais e também irão contribuir para amenizar os impactos da estiagem na região ajudando na abertura de barragens. A ação integra a segunda fase do PAC-2. No ato da entrega, no CFAP, o governador sequer compareceu à solenidade para prestigiar as autoridades federais e municipais.

Demonstrando que realmente não tem apetência para solucionar os problemas que afligem os piauienses, comanda o seu governo na base da satisfação da amigocracia. Sem qualquer necessidade, criou a Secretaria de Mineração, Petróleo e Energias Renováveis apenas para ter mais um órgão de acomodação partidária. Só para ilustrar, a Diretoria Administrativo-Financeira da referida Secretaria funciona numa salinha da Secretaria de Governo e o seu titular fica de favor num cubículo cedido pelo IDEPI. No primeiro momento, nomeou um suplente de deputado estadual do PSB para ocupar a repartição e, no segundo momento, como ninguém leva a sérios o órgão, nomeou outro suplente de deputado estadual da sua agremiação partidária. Na verdade, ninguém que efetivamente entenda da matéria.
Até certas figuras que vivem ao redor do governo, apesar de não muito enfáticos, admitem ser o pior governo da história do Piauí. E ninguém tem ilusão quanto ao tempo que resta do mandato governamental, porque não há disposição em querer mudar o quadro sonolento em que se encontra. Talvez não perceba que o governo é inoperante e se encaminha para ser marcado por sua inaptidão na geração de emprego e renda.

Mas se administrativamente o governo é um fiasco, politicamente é ainda pior. Tomando como base a radiografia eleitoral de Teresina, o atual governador realmente chegou ao Palácio de Karnak escorado na força eleitoral dos outros. Pois não reúne as condições do seu partido lançar candidatura própria na Capital. Ensaiou as candidaturas de Átila Lira, Wilson Brandão e Beto Rêgo, como não têm substrato político nenhum, diz novamente que apóia Wellington Dias se for candidato a prefeito.

Já o deputado federal Marllos Sampaio (PMDB), segundo o Jornal Diário do Povo, edição de 16 de junho de 2012, acusou o presidente do PSB municipal, vereador Rodrigo Martins, de covarde e disse que o governador é mal avaliado em Teresina. Diz Marllos: “Me sinto traído. O partido (PSB) tomou uma atitude covarde. Convidei o partido publicamente, de peito aberto, mesmo com a reprovação do governador em Teresina em 60%. Ele está mal em Teresina. Mesmo assim eu fui homem para convidar o PSB para se aliar ao PMDB. Eu fui apunhalado por Rodrigues Martins. Ele falta com a verdade e me atacou covardemente. Eu fiz um convite publicamente”.

Na mesma reportagem o governador disse que o vereador Rodrigo Martins tem o seu aval para tomar as decisões do partido. E se o deputado Marllos achou trairagem do vereador, assim tem mais peixe na rede. Em suma, está mais do que provado que o atual governo do Piauí não existe na Capital nem no interior do Estado. Está mal avaliado em todos os rincões mafrenses. Não é em vão que o PT de Teresina há muito tempo já abandonou o barco, porque o governador do Piauí está desgastando até as candidaturas municipais que eventualmente venha a apoiar. Veja que desdita dos piauienses, são nessas “lideranças” que alguns ainda confiam o seu futuro. Assim, é melhor mesmo acreditar no ET de Varginha, Minas Gerais.

* Deusval Lacerda de Moraes é Pós-Graduado em Direito


*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.