Fechar
Blog Opinião
GP1
Deusval Lacerda de Moraes *

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarDeusval Lacerda(Imagem:Reprodução)Deusval Lacerda
O Jornal Meio Norte, edição de 17 de julho de 2012, divulgou pesquisa do Instituto Piauiense de Opinião Pública – Amostragem, realizada nos dias 13 e 16 de julho, com 800 eleitores a partir de 16 anos, residentes em 107 bairros de Teresina. É a primeira após as convenções que homologaram os candidatos e distante apenas duas semanas do início da campanha eleitoral e também depois do debate promovido pela Rede Meio Norte, que revela que nas eleições para a Prefeitura da Capital se destacam quatro candidatos na intenção de voto estimulada para prefeito, sendo Firmino Filho (PSDB) com 33,13%, Wellington Dias (PT) com 20,13%, Elmano Férrer (PTB) com 18,13% e Beto Rego (PSB) com 15%, ficando os outros três candidatos - Daniel Solon (PSTU), Maklandel Aquino (PSOL) e Vasconcelos Pinheiro (PCB) – com aproximadamente 1% das intenções de voto.

Um dado relevante da referida pesquisa é que o prefeito Elmano Férrer além de ser o candidato que está em escalonado crescimento tem o eleitor mais fiel dos quatro primeiros colocados, com 64,14% dos eleitores que intencionam votar nele. É uma condição que mostra que Elmano está crescendo com solidez e que o eleitor ao definir pelo candidato petebista manterá a sua decisão até o dia da eleição. Não resta dúvida que, assim, pode-se perceber que o candidato Wellington Dias encontra-se estagnado na evolução eleitoral e o candidato Beto Rego vem caindo aos poucos.

Outro ponto que comprova o anunciado acima vem da pesquisa de intenções de voto espontâneas, ou seja, a que o entrevistador não apresenta nomes dos candidatos aos eleitores. O resultado aponta que 43,75% dos eleitores ainda não têm candidato a prefeito ou não quiseram opinar sobre a questão e 5,75% disseram que vão anular seus votos. Firmino Filho aparece em primeiro lugar com 20,5% das intenções de voto espontâneas, Elmano Férrer em segundo lugar com 13,75% e, mais abaixo, Beto Rego com 7,38% e Wellington Dias com 7,25%. O que comprova a tendência consistente de crescimento do prefeito Elmano e da pouca citação de Beto Rego e Wellington Dias que, nesse quesito, a soma dos dois é que chega ao índice do prefeito Elmano Férrer.

O dado mais revelador da pesquisa para o futuro das eleições está no quesito “razões mais importantes na hora de decidir o voto”. Tanto foi ruim para Wellington Dias como para Beto Rego e auspicioso para Firmino Filho e Elmano Férrer. Ruim para Wellington Dias porque derrubou o mito de que o ex-presidente Lula decidiria o voto do teresinense para ampliar as chances do senador petista, pois a pesquisa prova que o seu índice de influência é de apenas 6,13%. E pior ainda para Beto Rego porque o índice de influência do governador do Piauí é de quase nada, ou melhor, de pífio 1,88%. Já com os candidatos Firmino Filho e Elmano Férrer é um pouco diferente porque o eleitor teresinense diz que quer um prefeito com experiência, propostas e qualidades pessoais, cujos índices somados totalizam quase 90% de influência para o eleitor decidir o voto, e, pela experiência na PMT, eles se encaixam muito bem nessas exigências.

Mas o que chamou mais atenção foi o índice de influência do governador do Piauí para decidir o voto do eleitorado de Teresina que é de ridículo 1,88%. Pelo que se pode notar, o governador do Estado está fracassado na Capital. Também pudera, ainda não realizou um feito estruturante para Teresina e a sua equipe de trabalho compõe-se de velhos conhecidos dos teresinenses que, convenhamos, não é operosa, obstinada e muito menos ainda resiliente como se espera hoje em dia de uma equipe de governo minimamente comprometida com os anseios da população. E o pior é a falta de humildade do governo para reconhecer os seus erros para tentar acertar o passo, que, assim, demonstra não observar a realidade dos fatos. Fatos estes que agora estão sendo devidamente avaliados pelo politizado eleitor teresinense.


Curta a página do GP1 no facebook: //www.facebook.com/PortalGP1


*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.