Fechar
Blog Opinião
GP1
Deusval Lacerda de Moraes *

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarDeusval Lacerda de Moraes(Imagem:Divulgação)
O verdadeiro homem deve ser provido dos bons valores. Pois os valores humanos são fundamentos morais e espirituais da consciência humana. Os seres humanos devem conhecer e exercer os valores a eles inerentes. Muito das causas que afligem a humanidade está na negação desses valores como suporte e inspiração para o desenvolvimento integral do potencial individual e social. Pois a vivência desses valores alicerça o caráter e reflete-se na conduta como uma conquista espiritual da sociedade, como os valores da honestidade, verdade, justiça, ética, integridade, coerência etc.

Na vida pública, mais do que qualquer outra atividade humano-social, deve pautar-se no cultivo intransigente desses valores. O sucesso de alguns na política não pode de maneira alguma ser logrado no desvirtuamento deliberado desses valores, posto que, assim, causará mais danos do que benefícios à sociedade. A política, que tem como função basilar promover o bem-estar social da coletividade, não pode se resumir no jogo do vale-tudo pelo poder, pois devem ser observados também os valores humanos que consagram as ações públicas em proveito de todos.

E nessa barafunda política vivida nos últimos dias sobre a sucessão de Teresina, destacaria a conduta impecável do homem público Sérgio Vilela. Indicado pelo PT de Teresina para ocupar o cargo de Superintendente Municipal de Desenvolvimento Rural de Teresina – diga-se, estava fazendo um excelente trabalho e por isso foi indicado também coordenador da campanha eleitoral do prefeito Elmano Férrer -, de repente, o PT de Teresina abandonou o prefeito Elmano sem nenhum motivo plausível, mas tão-somente numa urdida tentativa de desestabilização da candidatura petebista, porque não houve intervenção da Comissão Executiva Nacional do PT e sim resolução de consulta.

No novo quadro petista, o PT de Teresina exigiu de Sérgio Vilela entregar o cargo e apoiar a sua atitude. Sérgio Vilela entregou realmente o cargo e desfiliou-se do PT, solidarizando-se com o prefeito Elmano Férrer em reconhecimento do seu brilhante trabalho empreendido na administração de Teresina e condenou a manobra sorrateira do PT de Teresina - pois chegou à Convenção do PTB com o prefeito Elmano. Fato que, assim, Sérgio Vilela não negou os seus valores da pernambucanidade lastreados sempre na honra, dignidade, denodo e intrepidez dos compromissos assumidos e herdados dos seus antepassados pernambucanos que derramaram sangue pelos seus ideais na Batalha dos Guararapes, na Revolução Pernambucana de 1817, na Confederação do Equador e na Revolução Praieira.
Imagem: Germana Chaves / GP1Marllos, Elmano e Sérgio Vilela (Imagem:Germana Chaves / GP1)Marllos, Elmano e Sérgio Vilela
Assim, Sérgio Vilela é cidadão de muitos valores. De garoto humilde em Caruaru (PE), graduou-se em engenharia agronômica na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), fez mestrado em sociologia na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutorou-se em ciências sociais pela Unicamp (SP) com pesquisas de campo na França, Inglaterra e Alemanha e proficiente em quatro idiomas: francês, inglês, italiano e espanhol. É pesquisador concursado da Embrapa e foi Secretário de Estado de Desenvolvimento Rural e Coordenador de Relações Internacionais do Governo do Piauí. É também autor dos livros “A cadeia produtiva da apicultura do Estado do Piauí”, “A cadeia produtiva da apicultura do Estado do Rio Grande do Norte” e “A importância das novas atividades agrícolas ante a globalização”.

Sedimentado nos valores acima referenciados, bem como na sua vasta formação acadêmica e profissional e na sua ideologia política como corolário da prática política e das causas públicas transformadoras da sociedade, foi como Sérgio Vilela agiu diante da celeuma provocada pelo seu antigo partido político sem deixar-se levar pelos arroubos e afobamentos político-partidários dos intitulados profissionais da política que só contribuem para cada vez mais denegrir a política como o caminho da construção do bem comum pela via reta da atividade pública. Por tudo isso, parabéns, Sérgio Vilela!

* Deusval Lacerda de Moraes é Pós-Graduado em Direito


Curta a página do GP1 no facebook: //www.facebook.com/PortalGP1

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.