Fechar
Blog Opinião
GP1
*Deusval Lacerda de Moraes é Pós-Graduado em Direito

Imagem: Divulgação/GP1Clique para ampliarDeusval Lacerda de Moraes (Imagem:Divulgação/GP1)Deusval Lacerda de Moraes
Todo início de exercermos alguma atividade é suscetível de embaralharmos com alguma coisa de um jeito ou de outro. É da própria condição humana. E na vida pública, principalmente, em razão do potencial desejo dos que ainda querem fazer o melhor para a sociedade. Como o mandato nasce da representatividade popular, a situação é ainda mais melindrosa, devido à ansiedade de se querer mostrar serviço para os eleitores. Se o vereador for autêntico, pior ainda, porque tem a complexa função de fiscalizar os atos do Poder Executivo e ainda de mostrar bom desempenho apenas como legislador das boas causas comunitárias.

Há quem diga que a pressa é inimiga da perfeição. E parece que é verdade mesmo. No afã de começar as suas atividades parlamentares foi que o jovem vereador estreante Marco Borges (PV) do município de Matias Olímpio propôs na abertura dos trabalhos legislativos da Câmara de Vereadores em 15 de fevereiro último a concessão dos Títulos de Cidadania Matiense ao governador Wilson Nunes Martins e ao senador José Wellington Barroso de Araújo Dias.

O vereador requereu na Casa urgência especial para a tramitação das respectivas proposições dos Títulos de Cidadania. E alegou que o pedido de urgência especial fora necessário por se tratar de matérias concedendo a Cidadania Matiense a duas das maiores autoridades estaduais, e que seriam em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município e, aprovados pelo Plenário da Casa, seriam entregues em sessão solene da Câmara Municipal quando da ida da comitiva do governador que está prevista para fevereiro ou início de março, conforme a pré-agenda do Palácio de Karnak. Para aprovação das propostas, Marco Borges argumentou ainda que os homenageados beneficiaram o município com ações e demandas que há muito tempo eram ansiadas pela população.

Marco Borges disse no Plenário da Câmara: “A honraria instituída na estrutura do Poder Legislativo Municipal tem como finalidade homenagear personalidades comprovadamente merecedoras. A indicação dos nomes dos Excelentíssimos Senhores: José Wellington Barroso de Araújo Dias, Senador da República do Estado do Piauí, e, Wilson Nunes Martins, Governador do Estado do Piauí, configura uma justa homenagem da Câmara Municipal de Matias Olímpio, pelo reconhecimento da história e do trabalho destes piauienses que muito fizeram e ainda farão pelo nosso estado e pelo nosso município”, conforme o Portal Omatiense.

O Regimento Interno da Câmara de Vereadores de Matias Olímpio exige a votação de 2/3 dos vereadores para aprovação da matéria (ou seja, um mínimo de 6 dos 9 vereadores da Casa). A votação ocorreu na sessão do dia 22 de fevereiro em que aprovou o Título de Cidadão Matiense ao senador Wellington Dias (6x3) e reprovou por 5x4 o título de Cidadão Matiense ao governador Wilson Martins. Talvez seja a primeira vez na história política piauiense que uma Câmara Municipal reprova matéria dessa natureza ao mandatário do Estado.

Enfim, os quatro bravos, valorosos, denodados e intrépidos vereadores votaram com autonomia e independência - exemplo inclusive a ser seguido pela maioria dos Poderes Legislativos do Piauí - que não reconheceram o governador piauiense com o devido merecimento para ser considerado cidadão do município de Matias Olímpio. Acharam, portanto, que as argumentações do autor da proposta não foram suficientes para Wilson Martins ostentar a honraria pleiteada. Exatamente por não prestar relevantes serviços ao município nem beneficiou a comunidade com ações e demandas que a população ansiava nem reconheceram o seu trabalho pelo Piauí.

Assim, salientamos que o vereador por querer mostrar serviço não observou que o atual governo do Piauí não é bem avaliado pelos piauienses por uma razão muito simples, até agora não disse ainda a que veio. Por ser um governo inerte, inoperante, que não ataca os problemas mais comezinhos do povo, como o socorro aos flagelados que passam privações de todo tipo com a seca, aí vai perdendo o respaldo da população. Mas isso todos sabemos, chama a atenção do jovem vereador não enxergar isso e querer agradar o governante com honraria que ele não fazia jus como decidiu a Câmara. Um lembrete: não se pode cair na lábia de quem blefa e diz que tem dinheiro para fazer tudo sem mover uma palha para que a sua retórica se torne realidade. Por tudo isso, está de parabéns a briosa Câmara de Vereadores de Matias Olímpio! Pois seu marco ficará para sempre gravado na História.

*Deusval Lacerda de Moraes é Pós-Graduado em Direito

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.