Fechar
Blog Opinião
GP1
*Deusval Lacerda de Moraes

Imagem: Divulgação/GP1Clique para ampliarDeusval Lacerda de Moraes (Imagem:Divulgação/GP1)Deusval Lacerda de Moraes
Estou com livro publicado. A crítica é bastante favorável. Foi uma gestação longa, mas de cuidadosa elaboração. A obra se estende por 150 artigos escolhidos que já foram publicados e distribuídos em 13 capítulos num total de 475 páginas. É livro denso, mas de leitura agradável. O leitor não se cansa, pois ao ler um tema logo quer passar para o outro, por ser abordagem ancorada na logicidade dos fatos. Apesar de obra simples, no espaço, passa por minha terra natal, Paes Landim, no Sul do Piauí, a Belém, onde nasceu Jesus, e no tempo, relembra a Grécia Antiga, a começar pela ilustração da capa, até os dias atuais.

O livro tem título sugestivo “A Verdade como Ideal de Vida - Fatos e Personagens que marcaram a História e a Política”. Com certeza, são informações que todos gostam de cultivar. É parecido comigo, pois se arrima na veracidade dos acontecimentos e nas minhas convicções. A história e a política, apesar de tudo, são um bálsamo para mim, pois gosto de auscultar e discorrer sobre os seus postulados. E para realçar o título com a minha idiossincrasia, estampamos na capa a tela do pintor renascentista italiano Rafael Sanzio, “Escola de Atenas”, em que o mestre Platão e o jovem promissor Aristóteles entram na Academia dialogando sobre a relação do homem com sua elevação espiritual e a sustentabilidade dessas relações em uma sociedade, como bem frisou o poeta Nathan Sousa na brilhante apresentação de A imagem da Capa.

Na abertura, começo com artigo apropriado “A Verdade como Ideal de Vida”, que retrata a verdade socrática, que é a linha demarcatória entre a sofística e a retórica com a filosofia, e que foi incompreendida pelo status quo ateniense, condenando Sócrates à morte. Trata também da verdade na moral cristã, quando Jesus Cristo disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”. O que compete ao verdadeiro cristão levar a verdade a quem quer que seja, alicerçada na coerência de vida e de atitudes. O texto lembra ainda certa “verdade” política que, de pronto, rejeito-a. Na ordem, vêm os capítulos com os artigos sobre Democracia, Economia, Política, Administração Pública, Ética, História, Justiça, Personalidades, Piauí, Educação, Corrupção, Esporte e Internacionais. Enfim, o livro reflete a interelação do ser humano com a sociedade em que vive.

Mas para se construir obra literária não se faz somente com a capacidade do autor em redigir sobre fatos e acontecimentos observados, mas também com escrita escorreita em linguagem acessível e com editoração que enseja prazer aos leitores, e para chegar ao nível almejado contamos com a participação de profissionais que deram valiosa contribuição para a sua feitura. A par disso, aproveito para agradecê-los por acreditarem que estávamos no caminho certo.

Agradeço ao poeta Nathan Sousa pela ideia e insistência da obra. Agradeço do fundo do coração a Rosa Pereira da Silva pelo genial trabalho de revisão e diagramação. Agradeço ao Jota A que produziu vistosa capa. Agradeço imensamente ao Edmar Oliveira, respeitado médico-psiquiatra e escritor piauiense no Rio de Janeiro, pelo prefácio “Antes de ser verdade” que deu relevo ao livro. Agradeço aos jornalistas Arimatéa Carvalho, editor do Jornal Meio Norte, Zózimo Tavares, colunista do Jornal Diário do Povo, Cantídio Filho, coordenador do Portal Acessepiauí, Gil Sobreira, repórter do Portal GP1, e Chico Castro, poeta e escritor, que fizeram lapidares comentários na contracapa.

Agradeço também ao Grupo Claudino, na pessoa do empresário João Claudino Fernandes, estimulador das artes e da cultura no Estado, que generosamente patrocinou a impressão do livro. Agradeço a dona Ivonete por me tratar com sua gentileza peculiar. Agradeço ao Expedito Sobrinho, chairman da Halley SA Gráfica e Editora, que me recebeu juntamente com o amigo Braz Quintans Filho com esmerada presteza, bem como ao diligente Estevam, também da Halley, que habilmente cuidou da editoração da obra. Agradeço igualmente ao senador João Vicente Claudino (PTB) pela voluntária contribuição pecuniária para a formatação do livro. Enfim, agradeço a todos que direta ou indiretamente me estimularam a conceber este trabalho.

Agora, passo a bola ao estimado leitor ou à dileta leitora. E de antemão agradeço-lhe pela aquisição do livro. Para ser sincero, não me interessa só lucrar com o livro, pois não quero vender por vender, mas que realmente se conheça a obra. Pois uma coisa é um artigo publicado isoladamente e outra bem diferente é o sequenciamento de artigos escritos ao longo de dezessete anos e sistematizados nos respectivos tópicos, que, assim, impõe organização que traduz conhecimento para os que mergulharem na sua leitura. Brevemente o livro estará nas livrarias e bancas de revistas de Teresina e poderá ser adquirido também diretamente comigo pelo telefone: (86) 9489-5146 ou pelo e-mail: [email protected], ao custo de R$ 50 reais. Bom proveito!

*Deusval Lacerda de Moraes é Pós-Graduado em Direito

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.