Fechar
Blog Opinião
GP1
*Virgílio Queiroz
Imagem: Divulgação / FacebookVirgílio Queiroz(Imagem:Divulgação / Facebook)Virgílio Queiroz
Na tarde de 21/05/2013, ganhei, com dedicatória do autor, o livro “A Verdade como Ideal de Vida”, do intelectual piauiense Deusval Lacerda de Moraes, nascido no povoado “Costa”, na época pertencente ao município de São João do Piauí e hoje, após desmembramento, ao município de Paes Landim. Conhecedor da capacidade do autor, para mim, esta obra será uma das mais importantes, neste ano, na produção literária do Estado do Piauí. Na apresentação da sua seleção de artigos, Deusval escreve: “A julgar pela minha origem interiorana, nunca imaginei que escreveria sobre alguma coisa, pois quando nasci no então povoado Costa do município de São João do Piauí não existia nenhum estabelecimento educacional. Na minha infância, iniciei meus estudos em meados da década de 1960, quando chegou para assumir o posto de primeiro Delegado de Polícia na recém-criada cidade de Paes Landim, oriundo de Teresina, o sargento PM Antônio, que, ao improvisar uma salinha de aula numa residência, e com todas as crianças sentadas no cimento frio, ministrou-nos as primeiras lições”. O seu apego à leitura, aos estudos, ele considera como um exemplo deixado pelos pais. E, sobre isso, ele evidencia em dedicatória: “A meu pai, Dico Moraes, que, não obstante ter recebido apenas trinta dias de aulas do A-B-C, empreendeu profícuo trabalho no ramo comercial e intensa realização na atividade pública, talvez por isso, acreditou na educação como processo de transformação da pessoa humana para o exercício pleno da cidadania, e assim envidou todos os esforços para oferecer boa educação aos seus filhos. À minha mãe, Odete, que, apesar de a vida não lhe oportunizar sequer um único dia de aula, criou os filhos imbuída do rigor no cumprimento dos deveres educacionais e incentivando-os sempre na busca da redenção pelo conhecimento e na profissionalização qualificada”.

Deusval Lacerda cursou o ensino básico na “Escola São João e o fundamental no Ginásio Frei Henrique, em São João do Piauí. Deixou o nosso Estado e, em Recife, no “Colégio União” conclui o ensino médio. Na capital pernambucana ele se graduou em Economia pela Faculdade de Ciências de Recife. Em Teresina, Deusval concluiu o curso de Direito pela Universidade Federal do Piauí e Pós-Graduação em Ciências Jurídicas pela Escola Superior da Magistratura do Estado do Piauí. Apesar de participar ativamente do mundo político, o nobre escritor nunca se enveredou em campanhas partidárias pleiteando uma eleição própria. Muito embora, o seu pai, Dico Moraes, em sua terra natal, tenha sido duas vezes vereador, duas vezes vice-prefeito e duas vezes prefeito.

O livro “A Verdade como Ideal de Vida”, coletânea de diversos artigos escritos ao longo dos anos, mostra-nos um homem inquieto com o tempo e com as pessoas. O autor não se prende em apenas um determinado assunto. Uma mente eclética que passeia, contempla e explora os acontecimentos em suas diversas matizes. Ora se apresenta como um economista. Em um dado momento é uma amante da história universal, e depois um sociólogo ou um jurista que se preocupa com a extensão da bandeira da democracia balouçando em todos os lares do nosso planeta. Firme, idealista e quem sabe até utopista, Deusval Lacerda acredita na verdade.

Na verdade verdadeira da veia filosófica.

Na verdade que engrandece o homem – que o torna virtuoso, tornando-o homem digno de ser chamado homem. Como Sócrates que buscou a verdade enfrentando os sofistas, Deusval busca a verdade no meio das demagogias para sustentar o seu ínclito desejo democrático. Em um mundo onde as mentiras são tonitruantes, capazes de dizimar construções sólidas da verdade, o nosso escritor, um Diógenes oriundo do sul do Piauí, sai com a sua lanterna a desafiar os que se julgam contentes, ludibriando a fé do nosso povo. Deusval Lacerda de Moraes, uma coisa eu lhe digo: o seu livro não é apenas o hoje; ele será um acervo para pesquisas de futuras gerações.

*Virgílio Queiroz é jornalista, historiador e membro da Academia de Letras do Médio Parnaíba

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.