Fechar
Blog Opinião
GP1
*Deusval Lacerda de Moraes

Imagem: Divulgação/GP1Clique para ampliarDeusval Lacerda de Moraes (Imagem:Divulgação/GP1)Deusval Lacerda de Moraes
É indizível a emoção que senti na sessão de 27 de maio de 2013 da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí quando da apresentação do requerimento da deputada Maria do Amparo Paes Landim (PSD) em que foi aprovado por unanimidade Voto de Louvor à minha pessoa por ocasião da publicação do livro “A Verdade como Ideal de Vida – Fatos e Personagens que marcaram a História e a Política”.

Em meio à aprovação da distinção, a deputada Amparo Paes Landim proferiu belo discurso justificando a honraria. E com conhecimento de causa discorreu sobre a minha pessoa, o livro e meus pais, Raimundo Moraes de Moura (Dico Moraes) e Odete Ferreira Lacerda de Morares, que, por residirem na cidade de Paes Landim, logo os coloquei a par dos acontecimentos e que ficaram maravilhados.

A parlamentar sanjoanense narrou com brilho a nossa passagem por São João do Piauí (1969-2000) e que fomos seus vizinhos e também da sua saudosa mãe Natália Ferreira Paes Landim que, lembra-se, enviuvou aos 44 anos de idade, assumindo o comércio da família, loja de tecidos e miudeza em geral, bem como propriedade rural, e com bravura criou e educou seus dez filhos e mais dois enteados do primeiro casamento do seu esposo Francisco Antônio Paes Landim Neto. Por isso, foi exemplo de mulher lutadora, benfeitora, religiosa extremada e referência para as mães do nosso rincão.

Esclarecemos que São João do Piauí foi marco incomparável para a nossa família, pois lá meus pais exerceram profícua atividade comercial e fizeram saudável círculo de amizade com convivência harmoniosa, como também consolidou a caminhada dos seus filhos nos estudos.
Na tribuna da Assembleia, a deputada foi convincente, pois destacou a trajetória familiar, comercial, política e social dos meus pais bem como a minha vida educacional, desde o início dos estudos na então recém-criada cidade de Paes Landim, ao primário e o ginasial em São João do Piauí. Do ensino médio no Colégio e Curso União, em Recife, além da graduação em Economia, até a graduação também no curso de Direito na UFPI. Enfim, mostrou a minha trajetória acadêmica e jornalística.

Ao concluir a sua peroração a legisladora citou o que disse o jornalista Zózimo Tavares na contracapa da obra: “Em seus artigos bem definidos, Deusval Lacerda examina com invulgar sensibilidade e competência a realidade socioeconômica, política e cultural do Piauí, interpretando com precisão as angústias, inquietações e os sonhos de nossa gente”.

Ato contínuo foi aprovado o Voto de Louvor pelos seus pares. Assim, agradeço do fundo do coração aos deputados e deputadas que estiveram presentes na aludida sessão da Assembleia Legislativa pela homenagem. E à parlamentar de São João do Piauí digo: “O gesto da deputada Amparo Paes Landim me deixou profundamente sensibilizado, pois demonstra desprendimento político em favor da cultura, como também mostra sua elevação espiritual por propugnar os valores da piauiensidade. O seu ato me enobrece e engrandece o meu livro. Ser-lhe-ei eternamente grato”.

Aproveito para dizer àqueles que eventualmente estejam à margem do meu livro que vale a pena trilhar o caminho virtuoso. Pode não ser materialmente lucrativo, mas espiritualmente é sobremaneira rendoso. Pois reconhecimento livre, espontâneo, natural, como neste Voto de Louvor, revigora-nos para continuarmos na intrépida e infatigável batalha em defesa dos valores que elevam a pessoa humana. E assim seguirei adiante. Por fim, o livro “A Verdade como Ideal de Vida – Fatos e Personagens que marcaram a História e a Política” já está à venda nas livrarias Universitária, Anchieta e Entrelivros. Não deixe de adquiri-lo, é salutar conhecê-lo. Boa leitura.

*Deusval Lacerda de Moraes é Pós-Graduado em Direito

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.