Fechar
Blog Opinião
GP1
*Deusval Lacerda de Moraes


Imagem: AscomClique para ampliarDeusval Lacerda(Imagem:Ascom)Deusval Lacerda
Ainda sobre a repercussão do meu livro “A Verdade como Ideal de Vida: Fatos e Personagens que marcaram a História e a Política” recentemente publicado, agradeço o brilhante artigo “Em busca da verdade” do historiador e jornalista Virgílio Queiroz, veiculado no Jornal Meio Norte de 30 de maio de 2013, e que me deixou lisonjeado quando o articulista disse: “Deusval busca a verdade no meio das demagogias para sustentar o seu ínclito desejo democrático. Em um mundo onde as mentiras são tonitruantes, capazes de dizimar construções sólidas da verdade, o nosso escritor, um Diógenes oriundo do sul do Piauí, sai com a sua lanterna a desafiar os que se julgam contentes, ludibriando a fé do nosso povo”. Para mim, só esta pérola já valeu o livro.

Mas qual não foi a minha surpresa, no mesmo Jornal Meio Norte, edição de 5 de junho de 2013, o eminente professor e jornalista Carlos Said, erudito intelectual que discorre sobre a arte literária piauiense, publicou o belo artigo “Verdades do Deusval”, que sintetizou a minha obra de forma magistral quando disse: “Acreditamos que a inspiração do Deusval Lacerda de Moraes, talentoso filho de São João do Piauí, teve como berço a frase sintomática do escritor Pierre Corneille, da escola clássica que, ao escrever ‘La Place Royale’ (‘A Praça Real’), em 1634, esclareceu: ‘Quando não há riscos na luta, não há glória no triunfo’”. Nada mais revelador do meu caráter.

Seguindo a mesma direção, a Câmara Municipal de São João do Piauí, em sessão realizada em 19 de junho de 2013, aprovou a Moção nº 001/2013, de autoria da vereadora Marcilene Ribeiro de Lavor (PTB), presidente daquela Casa Legislativa, para homenagear a minha pessoa em razão da publicação do livro. Na referida sessão, os vereadores e vereadoras presentes se manifestaram com palavras elogiosas a mim e a minha obra, e que de já agradeço imensamente todos os parlamentares sanjoanenses pela forma gentil como se referiram a mim naquela Casa do Povo, em demonstração inequívoca que estão sintonizados com o conhecimento e a cultura que germinam no Estado do Piauí.

Na cidade de Paes Landim - então povoado Costa pertencente a São João do Piauí onde nasci -, o vereador petebista Adelmar Maria Borges também fez pronunciamento sobre a importância do meu livro e seus reflexos históricos e políticos na atualidade, e que ficaram registrados nos anais daquela Câmara Municipal. E que também teve a boa acolhida dos edis presentes na sessão de encerramento dos trabalhos legislativos no primeiro semestre deste exercício parlamentar, fato bastante alvissareiro por não passar em branco acontecimento cultural que diretamente envolve um filho da terra.

Dessa forma, não poderia deixar de extravasar a minha alegria. Pois nada disso esperava. Achava que publicaria o livro, e pronto, uns gostariam, uma minoria nem tanto, e nada mais. Mas não, o seu sucesso é absoluto. Os que já adquiriram gostaram, e outros que ainda não adquiriram querem conhecê-lo. Agradeço aos que já compraram. E os que ainda não têm, sugiro obtê-lo nas Livrarias Universitária, Anchieta e Entrelivros. Ou na minha mão mesmo. O importante é lê-lo. Só não vale é não conhecer os fatos nele contidos, para se inteirar das causas e efeitos das mazelas públicas que vivemos atualmente no Brasil e no Mundo e que vêm gerando mobilizações populares em todos os recantos do Planeta.


*Deusval Lacerda de Moraes é Pós-Graduado em Direito



*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.