Fechar
Blog Opinião
GP1
*Josenildo Melo

Imagem: Foto: ReproduçãoJosenildo Melo é Católico(Imagem:Foto: Reprodução)Josenildo Melo é Católico

Deve existir. E porque o povo não é convocado em muitos momentos pra decidir os rumos do Estado em muitas ocasiões? O povo serve em vários momentos da democracia brasileira e piauiense apenas como mera massa de manobra? O povo, a população tem força sim! Enquanto muitos estão apenas nos gabinetes e pensando que estão mobilizados; pessoas simples e humildes estão diariamente a convencer pessoas e aumentando uma vantagem política que muitos imaginam que está sendo reduzida. A força popular existe e é capaz de conter aquilo que imaginam que já se concretizou?

O momento atual em que o BRASIL passa é um momento em que nenhuma pessoa de bom senso e razão ousa emitir opinião sobre quem é capaz de vencer X ou Y. O país travou e travará nesta reta final de período eleitoral uma verdadeira guerra ideológica e ninguém realmente é capaz de prever o resultado desta verdadeira guerra! O momento requer muita calma e racionalidade acentuada!

O QUE É O POVO? Significado de povo: s.m. Conjunto de homens que vivem em sociedade. / Conjunto de indivíduos que constituem uma nação. / Conjunto de indivíduos de uma região, cidade, vila ou aldeia. / Conjunto de pessoas que não habitam o mesmo país, mas que estão ligadas por sua origem, sua religião ou por qualquer outro laço. / Conjunto dos cidadãos de um país em relação aos governantes. / Conjunto de pessoas que pertencem à classe mais pobre, à classe operária ou à classe dos não proprietários; plebe. / Lugarejo, aldeia, vila, pequena povoação: um povo. / Público, considerado em seu conjunto. / Multidão de gente, as massas. / Fam. Família, a gente da casa.

O QUE É CULTURA POPULAR? Cultura popular é uma expressão que caracteriza um conjunto de elementos culturais específicos da sociedade de uma nação ou região. Muitas vezes classificada como cultura tradicional ou cultura de massas, a cultura popular é um conjunto de manifestações criadas por um grupo de pessoas que têm uma participação ativa nelas. A cultura popular é de fácil generalização e expressa uma atitude adotada por várias gerações em relação a um determinado problema da sociedade. A grande maioria da cultura popular é transmitida oralmente, dos elementos mais velhos da sociedade para os mais novos.

A cultura popular surgiu graças à interação contínua entre pessoas de regiões diferentes e à necessidade do ser humano de se enquadrar ao seu ambiente envolvente. A sociologia e etnologia, que estudam a cultura popular, não têm como objetivo fazer juízos de valor, mas identificar as manifestações permanentes e coerentes dentro de uma nação ou comunidade.
Alguns estudiosos indicam que cada pessoa tem no seu interior a noção do que é popular, que é definido pela vertente de tradição e comunidade.

Porque este tipo de reflexão e neste momento? Pra que setores da elite brasileira e piauiense percebam que existe um fosso muito grande entre o querer e o poder. A classe nobre e elitista apesar de possuir suas forças institucionais na sociedade brasileira e piauiense; não dispõe mais de verdadeira capacidade de mobilização de mudança de opinião. Isto é fato. De gabinetes e através de apenas alguns veículos de comunicação não se consegue mais alavancar desconstrução de governos ou de opiniões populares. Melhorias ocorridas apenas em 12 anos parecem ter muita força neste momento!

Nenhuma pessoa equilibrada, sensata, de bom senso e racionalidade acentuada; corretamente neste momento pode ou poderá prever nada em termos de qual resultado brotará das urnas no segundo turno das eleições. A única certeza advinda de excelentes intelectuais é a de que se surpresas acontecerem diferentemente do que muitos estão nos bastidores imaginando; brotou, surgiu e se concretizou através da força popular. O povo, a população que pode ter realmente se beneficiado de forma concreta de melhorias em sua qualidade de vida tem realmente se mobilizado; nunca vestiram tanto a camisa de determinado segmento ideológico como nos últimos dias. Estão dispostos a lutar!

A FORÇA POPULAR EXISTE? Existe e nunca se mobilizou tanto quanto agora. Podem até não conseguir o que desejam e almejam; mas estão realmente lutando com todas as suas forças. Enquanto muitos estão somente nas redes sociais postando alguma coisa; as forças populares tomam conta de casas e familiares realmente lutando por aquilo que verdadeiramente acreditam! Ninguém em sã consciência pode se precipitar; o momento é de aguardar. Aguardar ansiosamente o resultado!!


*Josenildo Melo é Assistente Social e Jornalista. Estudante de Direito.


*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.