Fechar
Blog Opinião
GP1
*Por Josenildo Melo
Imagem: DivulgaçãoJornalista Josenildo Melo(Imagem:Divulgação)Jornalista Josenildo Melo
O Estado do Piauí amanheceu ontem sob a responsabilidade de construir novamente uma oposição de verdade nos embates a serem travados a partir do dia 1º de janeiro de 2015 na Assembleia Legislativa do Estado do Piauí. Lógico que em política não existe rancores e muito menos deve existir ódio, mas a nova composição da Assembléia Legislativa tem que fazer jus à sua missão de zelar constitucionalmente pelo bem do ESTADO DO PIAUÍ e do seu Povo. A oposição elegeu 19 pessoas.

Porque usamos neste momento a expressão pessoa, porque antes de tornarem-se deputados são antes de tudo seres humanos; e sendo seres humanos devem incorporar toda a humanidade! Ser humano é lutar realmente pela dignidade de um povo e a soberania deve advir realmente de um povo livre e soberano. A Assembleia Legislativa do Estado do Piauí precisa ser exemplo de incorporação de altivez e luta em defesa de um Estado verdadeiramente forte mais de fato Justo e Equitativo.

Qual o sentido etimológico do termo oposição? Oposição significa impedimento, obstáculo. É o ato de opor ou opor-se contra algo, ou seja, de colocar-se contrário diante de alguma situação. É fazer objeção diante de qualquer fato. Ser opositor é ser antagônico. Em retórica (arte de bem falar) oposição é a argumentação que consiste em reunir duas ideias ou duas expressões que parecem antagônicas, que se opõem. O adjetivo “obstante” significa aquilo que causa embaraço ou impedimento. “Não obstante” ou “nada obstante” tem o mesmo significado das locuções conjuntivas (contudo, apesar disso), ou da locução prepositiva (apesar de), onde expressa apenas oposição, sem causar impedimento.

Na política, oposição é o partido político que se coloca contrário ao governo, aquele que faz objeção, que combate as medidas do governo. Numa democracia o direito à oposição é um elemento imprescindível, é a livre manifestação do pensamento, é o direito à Liberdade de opinião.

Uma oposição de verdade surge no Estado do Piauí e se enganará quem achar que por ter conquistado uma esmagadora maioria de votos nas urnas terá a liberdade plena da governabilidade. Governar é algo sério, difícil e que denota e conota extrema habilidade na arte do fazer política. E política é algo nobre; é preciso ter força e realmente muita força pra peitar instituições e organismos realmente constituídos com toda uma gama de experiência e convivência com a arte de governar!

OPOSIÇÃO por oposição não deve ser feita assim como governar por governar não é a melhor opção. Os grandes homens do século XXI adquirem maioria seja nas urnas; seja em sua capacidade de mobilidade política em assembleias; para proporcionar o melhor de si e toda a sua equipe trabalhando na busca de resultados em crescimento qualitativo na vida de toda uma população.

Gostaria de parabenizar a todos os vencedores neste processo eleitoral; e faço questão de dizer que as felicitações não é por temor ou medo, pois esses adjetivos não fazem parte da minha história de vida pois sempre vamos combater o bom combate. As felicitações aqui expostas são no sentido de que na política cada vez mais devemos possuir a grandeza dos sábios e a humildade dos simples.

Sair da urnas com quase ou mais de um milhão de votos não significa e nem significará possuir PODER SUPREMO. Governar é uma arte e na arte de governar fomos formados humildemente na maior escola de como lidar com governos e como de fatos sermos governo ou oposição. A política do Piauí sai fortalecida porque poderá CONSTRUIR UMA OPOSIÇÃO DE VERDADE. Os melhores nomes da política piauiense e brasileira surgiram e surgem nas oposições!

UMA OPOSIÇÃO DE VERDADE é o lucro racional advindo das eleições 2014 no Piauí.

*Josenildo Melo é Assistente Social, Jornalista e estudante de Direito.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.