Fechar
Blog Opinião
GP1
*Josenildo Melo

Imagem: DivulgaçãoJornalista Josenildo Melo(Imagem:Divulgação)Jornalista Josenildo Melo
Chegou a hora; quem tiver contas a pagar que organizadamente continue pagando. Os governos atuais estão realmente a organizarem suas receitas e despesas. O ditado popular “o tempo das vacas gordas acabou” acabou! O olhar contínuo perante receitas e despesas é a tônica dos anos de 2015 e 2016; possivelmente as “torneiras da gastança” somente serão abertas em 2018, pois 2017 será mero planejamento equitativo de previsão de investimentos. Bom gestor será quem efetivamente colocar em prática o pragmatismo econômico e também político!

No dia-a-dia dificilmente se encontra mais uma merenda em meio de rua por menos que três reais; antigamente era um real. Por mais que o brasileiro e piauiense rale, batalhe, lute cotidianamente em busca de melhores dias; o ajuste nas contas públicas é realmente necessário. Tanto local quanto nacionalmente os ajustes já começaram. O próximo governo que vai assumir em janeiro de 2015 tende a encontrar a casa em ordem. A tônica de 2015 vai ser apertar o cinto!

Por mais que as pessoas reclamem os governos procuram fazer seu dever de casa; chegou a hora da própria população compreender o momento em que passa O BRASIL. O consumo exacerbado deve retroceder; o povo não pode viver desenfreadamente a consumir. Natal é o nascimento de Cristo e momento de confraternização tranquila e serena. Ano novo é apenas mais um ano a chegar; adentrar 2015 de forma organizada economicamente vai ajudar o próprio governo local e nacional a melhor planejar-se. O crédito fácil e gastança vão diminuir!

Segundo a Revista Veja, carta ao leitor; edição do dia 03.12.2014, Dilma cometeu ou deixou que se cometesse toda sorte de equívocos na política econômica. Os resultados foram desastrosos. Estatista, o governo fragilizou a Petrobras e a Eletrobras, as maiores empresas estatais do país. Dizendo governar em favor dos mais pobres, viu aumentar os índices de miséria. Antagonista do mercado financeiro, retomou o topo do ranking mundial na modalidade “a mais alta taxa básica de juros”. Na quinta-feira passada, porém, com a indicação do economista Joaquim Levy para o Ministério da Fazenda, tendo esgotado as demais possibilidades, Dilma começou a fazer a coisa certa. Escolher um ministro da Fazenda com vasto conhecimento teórico e experiência prática em contas públicas foi apenas o primeiro passo. Se por pragmatismo ou convicção, pouco importa: o que conta é que a presidente DILMA ROUSSEFF tomou uma decisão correta na condução da economia brasileira.

A HORA DE APERTAR O CINTO CHEGOU? Chegou e se faz necessário a torcida para que também a população, o povo entenda e compreenda realmente o que vai acontecer no quadriênio 2015-2018. O carioca Joaquim Levy no comando da equipe econômica traz a perspectiva de uma mudança radical na política em curso, com a previsão de um desejado controle nos gastos públicos e a volta do combate à inflação. Levy é uma esperança para retomar o crescimento. Rafael Fonteles também é uma grande esperança ao povo piauiense!

O BRASIL e o ESTADO DO PIAUÍ precisam compreender que política é o campo das ideias e o setor econômico é o campo do pragmatismo racional acentuado. Quando a economia de um País e de um Estado seguem bem; com certeza a administração irá bem! Sem falar nos aspectos educacionais e sociais, pois os mesmos poderão seguir melhor ainda. Não é mera falácia de que o conhecimento de fato desenvolve um país, um estado, uma nação. Socialmente todos desejamos o bem estar em todos os níveis; no entanto o que explica uma casa e uma só família possuir três motos e três carros? O melhor status quo não é o consumo desenfreado e exacerbado! O ajuste das contas públicas vai possibilitar não somente a conquista de mais diplomas, mas seguramente a consciência necessária pra que a população entenda e compreenda que andar de ônibus diariamente e fazer uso somente de veículos seja moto ou carro somente nos finais de semana sai muito mais em conta no final do mês.
Consciência de coletividade!

Que o ajuste das contas públicas venha acompanhado de melhoria na saúde pública, educação pública, transporte público, meios de comunicação públicos, gestão pública, universidades públicas, lazer e cultura proporcionados pelo setor público! A hora de apertar o cinto chegou! Que a sociedade brasileira e piauiense entenda e compreenda este novo momento.

*Josenildo Melo é Católico. Assistente Social e Jornalista. Estudante de Direito.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.