Fechar
Blog Opinião
GP1
*Josenildo Melo

Imagem: DivulgaçãoJornalista Josenildo Melo(Imagem:Divulgação)Jornalista Josenildo Melo
É público e notório este provérbio popular! Esperamos humildemente que não nos abuse e entendam que escrever e contribuir com a sociedade com reflexões construtivas deve ser muito melhor do que desenvolver e envolver governo ou governos em uma verdadeira “indústria de boatos”.

O que é Política? Segundo a Dra em Serviço Social Ednéia Maria Machado denomina-se política a ciência de bem governar um povo, constituído em Estado. Em um Estado democrático, essa governabilidade é exercida pelo poder público, via representantes conduzidos ao poder, direta ou indiretamente, pelo povo. A política tem como objetivo estabelecer os princípios que se mostrem indispensáveis à realização de um governo, tanto mais perfeito, quanto seja o desejo de conduzir o Estado ao cumprimento de suas precípuas finalidades, isto é, em melhor proveito dos governados.

A política mostra o corpo de doutrinas, indispensáveis, ao bom governo de um povo, dentro das quais devem ser estabelecidas as normas jurídicas necessárias ao bom funcionamento das instituições administrativas do Estado. Quando o Estado busca, em suas realizações, o atendimento a necessidades sociais básicas da população, seja através de garantias e ações concernentes à assistência social, saúde, educação, segurança etc., verifica-se a implementação e efetivação da política social por parte daquele. Neste raciocínio, política e política social representam atuações do poder político visando o bem-estar da população. A coletividade se beneficia!

Os desesperados e aflitos tentem se acalmar, pois está tudo tranquilo e o próximo governo é de continuidade! Governar desde o princípio da existência humana significa apaziguar ânimos, conter desavenças e contentar interesses dos descontentes. A inter-relação entre política e política social deve ser contínua e sempre visando o bem estar coletivo e o melhor à população. Mas não é fácil não! Governar é uma tarefa árdua!

O que é Política Social? A política social é uma política, própria das formações econômico-sociais capitalistas contemporâneas, de ação e controle sobre as necessidades sociais básicas das pessoas não satisfeitas pelo modo capitalista de produção. É uma política de mediação entre as necessidades de valorização e acumulação do capital e as necessidades de manutenção da força de trabalho disponível para o mesmo. Nesta perspectiva, a política social é uma gestão estatal da força de trabalho e do preço da força de trabalho. É bom saber que os intelectuais entendem por força de trabalho todos os indivíduos que só têm a sua força de trabalho para vender e garantir sua subsistência, independente de estarem inseridos no mercado formal de trabalho.

É deste raciocínio entre política e política social que os indivíduos em geral, especificamente aqueles que somente dispõem da força de trabalho podem ao longo de décadas virem a abusar a política no sentido vocabular menos intelectualizado do real aspecto definitivo etimológico, pois começam a perceber um grande distanciamento entre palavras e ações. Este ciclo é periódico; geralmente ocorre de 20 (vinte) em 20 (vinte) anos.

O mundo no entendimento do Serviço Social é constituído na divisão de classes (corrente ainda majoritária em análises, estudos e pesquisas) e neste sentido a disputa é contínua e de tal forma que a tensão político-social é permanente e deveria sempre brotar de forma acentuada e forte. A famosa luta de classes!

A classe principal, popularmente conhecida como Elite, vive a acumular e apegar-se aos seus bens materiais e dificilmente deseja compartilhar o que herdou, acumulou ou construiu; com os menos favorecidos da sociedade e cercam-se no Poder a todo custo e geralmente pensam a vida sobre a ótica do viver e VIVER BEM! A ótica predominante nesta classe é O TER, O PODER E O PRAZER. Existem sempre exceções à regra geral!

Do outro lado, encontra-se 80% da nossa população; que devido à luta cotidiana do dia-a-dia não dispõe de tantos recursos que possam possibilitar o pensar evolutivo, são relegados a viver acostumadamente a entender que a vida gira em torno da sobrevivência, do sair do aluguel e conquistar a sonhada casa própria! Depois de assegurada as condições mínimas de sobrevivência, passam então a tentar conquistar o que a elite já possui; aí então é que começa a verdadeira disputa de classes! E os políticos tem a missão de acalmar os ânimos acirrados!!

TUDO EM EXAGERO ABUSA? Abusa, sobretudo em um mundo moderno e contemporâneo, onde permeia a descartabilidade de fatos e ações corriqueiras e cotidianas! Têm sempre que existir algo em evidência pra distrair a população e levar adiante o ciclo natural do entender e compreender a vida e suas formas de VIVER. É assim a dinâmica que move o mundo! A novidade costuma movimentar o contínuo VIVER!

Humildemente pedimos que não abusem de ler nossos textos, pois na dinâmica, desta vida, para nós, menos abastados e menos favorecidos só nos resta estudar e estudar muito pra continuarmos evoluindo e sermos devidamente respeitados pelas elites dominantes do mundo! Não esqueçam: Poder só costuma respeitar PODER!

Que o próximo governo seja realmente de continuidade e venha também com dinamismo e eficiência.


*Josenildo Melo é Católico, Jornalista, Bacharel em Serviço Social, Servidor Público e estudante de Direito.


*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.