Fechar
Blog Opinião
GP1
Imagem: ReproduçãoClique para ampliarJúlio César Cardoso(Imagem:Reprodução)Júlio César Cardoso
Com muita propriedade o senador Aécio Neves (PSDB-MG) questionou a manobra do PT para sabotar a instalação de CPI da Petrobras no Senado. O PT é useiro e vezeiro em dificultar a apuração dos fatos.

O que houve com a Petrobras é muito grave, e o país precisa conhecer a verdadeira história da negociação de Pasadena. Ademais, os responsáveis pelo prejuízo da empresa precisam ser penalizados.

A “democracia petista” de Gleisi Hoffmann (PT-PR) e Humberto Costa (PT-PE) não é de investigar “os malfeitos” do governo. Aliás, neste particular, os petistas são recorrentes em abafar os fatos, para não serem desmascarados. O exemplo mais presente e bombástico de tentativa de impedimento de abertura de CPI pelos petistas foi o rumoroso caso do MENSALÃO. Não obstante todos os artifícios empregados - e inclusive com ministros do STF tendenciosamente pró-PT - não foram suficientes para melar a ação penal 470, que condenou os principais figurões do mensalão.

Cabe lembrar também que por ocasião da CPI do mensalão, o país assistiu ao descontrole emocional de parlamentares como Ideli Salvatti (PT-SC) e Sibá Machado (PT-AC), que só faltaram ficar de pé em cima das mesas, tais eram as suas descomposturas éticas e morais para dificultar os trabalhos.

Senadora Gleisi Hoffmann, o Brasil deseja transparência dos negócios públicos, independente de quem seja o partido de governo responsável pelos prejuízos causados ao país, e a senhora e ninguém podem impedir as necessárias investigações.

Lembre-se senadora de que os contribuintes nacionais são os verdadeiros credores de nosso patrimônio público. E a eles o governo e os políticos devem satisfações. Não adianta a arrogância dos representantes governamentais de tentarem esconder as gestões fraudulentas de nossas empresas públicas.

Graças ao PLANO REAL, o governo Lula conseguiu inicialmente fazer um bom governo, cumprindo em parte a famosa Carta ao Povo Brasileiro, com exceção das reformas estruturais, perdendo a oportunidade de fazer investimento na produção de riquezas. Lula extasiou-se com a pujança da Petrobras e quase chegou a declarar que ele era o seu criador. Só que a companheirada petista, fincada na direção da empresa, bordava e salteava a Petrobras sem conhecimento da nação, e só agora o caso Pasadena foi denunciado ao país.

A Petrobras não é uma empresa privada petista. No passado o PT acusava que o governo FHC desejava privatizar a empresa. E agora, sem privatização, o governo de Dilma Rousseff em menos de quatro anos conseguiu a façanha de empobrecer a empresa depreciando o seu valor para quase a metade do que valia quando ela colocou a faixa presidencial.

Senhores, queremos CPI para apurar tudo, independente de ações judiciais. Queremos que os políticos envolvidos sejam penalizados. A Polícia Federal já descobriu que o deputado André Vargas (PT-PR), vice-presidente da Câmara – bem como o ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa - tinha estreita relação com o doleiro Youssef, aquele que lavaria as propinas recebidas nas obras da Petrobras.

Senadora Gleisi Hoffmann, queremos que haja CPI para apurar tudo: o suposto pagamento de propina a funcionários da estatal pela empresa holandesa SBM Offshore, que aluga plataformas flutuantes a companhias petrolíferas, Pasadena, Abreu Lima, San Lorenzo, Obras da Transposição do Rio São Francisco, Cartel de Licitações em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Distrito Federal, independente do matiz partidário. Queremos que sejam abertas as caixas pretas da imoralidade dos órgãos públicos, cujos agentes dilapidam o Erário e enxovalham a imagem de nossas instituições.

A senadora Gleisi Hoffmann e os senadores Humberto Costa e Eduardo Braga (PMDB-AM) não têm o direito de manobrar a apuração de responsabilidade do governo federal. Independente de partido, o povo brasileiro quer também apuração política dos fatos.

*Júlio César Cardoso é bacharel em Direito e servidor federal aposentado


Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.