Fechar
Blog Opinião
GP1
*Josenildo Melo

Imagem: DivulgaçãoJornalista Josenildo Melo(Imagem:Divulgação)Jornalista Josenildo Melo
Eu só peço a Deus que a dor não me seja indiferente; que a morte não me encontre um dia solitário sem ter feito o que eu queria. Eu sou peço a Deus que a injustiça não me seja indiferente; pois não posso dar a outra face, se já fui machucado brutalmente. Solo le pido a Dios que la guerra que no me sea indiferente; es un monstruo grande y pisa fuerte toda la pobre inocencia de la gente. Essa é uma música cantada na voz de Mercedes Sosa; solo le pido a Dios. Eu só peço a Deus que a dor não me seja indiferente! E onde está a dor?

A dor está a machucar a população? A população de um Estado forte e que pela primeira vez em toda a sua construção política foi podada momentaneamente a Esperança de um Povo? A esperança de contar com uma cultura diferente? Uma cultura política realmente voltada à construção de um Estado forte e soberano?

Muito difícil de responder a estas indagações; somente a própria população e a sociedade piauiense podem conscientemente através de homens retos e de bons costumes conduzir O POVO para impedir que voltemos ao passado e a reconstrução de indiferenças, dores e sofrimentos em barragens aconteçam de novo! O Piauí em sua construção histórica sempre foi um Estado Forte e Soberano! Com certeza a outra face não dará desta vez, pois já foi machucado brutalmente! A guerra é um monstro grande e pisa forte esta gente!

O que é O POVO? Significado de povo: s.m. Conjunto de homens que vivem em sociedade. Conjunto de indivíduos que constituem uma nação. Conjunto de indivíduos de uma região, cidade, vila ou aldeia. Conjunto de pessoas que não habitam o mesmo país, mas que estão ligadas por sua origem, sua religião ou por qualquer outro laço. Conjunto dos cidadãos de um país em relação aos governantes. Conjunto de pessoas que pertencem à classe mais pobre, à classe operária ou à classe dos não-proprietários; plebe. Lugarejo, aldeia, vila, pequena povoação: um povo. Público considerado em seu conjunto; multidão de gente, as massas. O SOBERANO somente deseja governar e ser realmente conduzido por desejo das massas!

A ninguém neste mundo deve ser proibido o ato de pensar, de sonhar, de viver diferente! A vida somente tem sentido quando é conduzida segundo o arquiteto do universo e dentro dos parâmetros da Lei, da ordem estabelecida e da vontade de construir um Estado Justo e Perfeito. A Liberdade, Igualdade e Fraternidade tem que imperar segundo os anseios de um povo sedento de lideranças amigas do POVO!

Toda sociedade precisa de entretenimento. O que é capaz de entreter realmente o Povo? No Brasil principalmente o futebol! O que é um estádio? Significado de estádio: s.m. Campo com instalações destinadas a competições esportivas. Figurado. Fase, época, período de um processo: os diversos estádios de uma evolução. Para os romanos, arena, carreira. Para os gregos, medida itinerária correspondente a 185 metros. Etm. Do grego: stadion.ou. Por isso que na construção do conhecimento e sabedoria nada mais enriquecedor do que a origem etimológica dos termos. Estádio somente tem função; podendo ser utilizado!

Conta uma lenda muito antiga que um Pai tinha duas opções a oferecer ao seu filho; antes de sua morte chamou o filho e disse: tenho as duas únicas coisas a lhe oferecer antes de morrer; dinheiro e sabedoria. Em seguida o Pai disse: meu filho não precisa responder agora, pare, pense, reflita e somente depois de algumas longas horas me responda! Antes do filho lhe indagar ele disse algo de extrema inteligência: tem a perfeição do número 3 que significa a melhor alternativa, isto é, através dela você pode unir o útil ao agradável.

Moral da história: infelizmente o filho escolheu errado! Escolheu o dinheiro e não a sabedoria. Se o filho tivesse agido com pensamentos e reflexão, depois de muito pensar o arquiteto do universo lhe daria a luz e teria optado inteligentemente pela sabedoria e depois de alguns anos perceberia que com a sabedoria conseguiria unir o útil ao agradável e sempre com o intuito de fazer o bem sem olhar a quem!

O que é a Sabedoria? É o substantivo feminino que é a característica de uma pessoa sábia e que significa um conhecimento extenso e profundo de várias coisas ou de um tópico em particular. A sabedoria muitas vezes é indicativo de uma pessoa instruída, que tem muito juízo, bom senso e se comporta com retidão. Quando a sabedoria é usada para fazer coisas menos boas, ela pode ser sinônimo de astúcia, esperteza ou manha.

Só pedimos a Deus que a dor não nos seja indiferente; que a morte não nos encontre um dia solitário sem ter feito o que O POVO queria pois O Desafio não nos amedronta; ELE NOS MOVE E FORTALECE.

FRASES: "Os povos livres são os únicos a ter uma história; os outros possuem apenas crônicas: são matéria para o erudito, e o gênero humano não os conhece." Edgar Quinet. "Enfrentaremos a força física com a nossa força moral." Martin Luther King. "Um governo é bom quando faz felizes os que sob ele vivem e atrai os que vivem longe." Confúcio.

*Josenildo Melo é JORNALISTA.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.