Fechar
Blog Opinião
GP1
O tempo é de fato Senhor de tudo! A Política é como a vida; tem coisas que somente o tempo se encarrega de organizar e tudo no momento certo e na hora certa. Temos 42 anos de vida e sempre percebemos que um dia é da caça e outro é do caçador. Chegou a hora de mostrarmos pra vida e pra política quem de fato são as pessoas que compõem de fato e de direito a sociedade piauiense. A turma esperou 12 suados anos e começa a dar o troco. E que troco meus caros leitores. A farsa está acabando. É a vida amigos. A vida como ela é dizem os mais sábios!

Imagem: DivulgaçãoJornalista Josenildo Melo(Imagem:Divulgação)Jornalista Josenildo Melo

O que é mesmo o tempo? Tempo é a duração dos fatos, é o que determina os momentos, os períodos, as épocas, as horas, os dias, as semanas, os séculos etc. A palavra tempo pode ter vários significados diferentes, dependendo do contexto em que é empregada. A expressão "a tempo" significa que o fato está acontecendo no momento oportuno, na ocasião certa. "O tempo" é o momento atmosférico, é a definição do clima e das estações do ano. "Fechar o tempo" é escurecer e ameaçar chover. No Brasil, a expressão "desabar o tempo", é chover torrencialmente. Greenwich Mean Time (GMT), em português, Tempo Médio de Greenwich, se refere ao meridiano de Greenwich, que serve de referência para se calcular as longitudes e estabelecer os fusos horários. A política é como a vida não tem espaços pra ódio; o tempo cura tudo na vida e no mundo político principalmente.

Aprendemos com a Madre Igreja e de forma especial com os Jesuítas a sempre usar o reveri contra, isto é, a contrariedade das emoções. O que é isso mesmo? Santo Inácio sempre preceitua que devemos seguir não as emoções, mas a razão sobre as moções sentidas. Fizemos uma vez o retiro de 30 dias em completo silêncio na cidade de São Salvador na Bahia. Jamais esquecemos. Jamais alguém esquece. É lição pra vida toda caro leitor!

E o que isso tem a ver com o título do artigo meu caro escritor? Tudo, tudo a ver! Santo Inácio também diz que o mal plantado ele é colhido de acordo com a proporção semeada, isto significa que o que está acontecendo na vida e no mundo político não deve surpreender a ninguém. Não esqueçamos o que deve ter sofrido Átila Lira, Mão Santa, o muito educado Hugo Napoleão a alguns anos atrás. É a vida caros leitores. Política é uma arte e hoje o sofrimento passado por estes homens de bem estão se transformando em alegrias, em amizades retomadas; em celebração da unidade dos homens e líderes do bem. O tempo é senhor de tudo!

É impressionante a vocação nata que o Brasil tem pra transição democrática; chega quase a ser impossível implantar algo meramente ideológico em nosso território. Quando menos alguém imagina, a sociedade dos homens de bem se reúnem e agregam e reagrupam as forças na defesa da liberdade republicana e democrática.

Sim e o tempo? O tempo também pode ser: "Tempo musical", é cada uma das partes completas de uma peça musical, em que o andamento muda. É a duração de cada parte do compasso. "Tempo verbal", é a flexão indicativa do momento a que se refere o estado ou a ação dos verbos. É o passado, presente ou futuro. Dos mosteiros sempre lembro a expressão “matar o tempo”. Passe mais de 30 dias em um mosteiro que você fica mestre na expressão “matar o tempo”. Nos mosteiros católicos tem-se tempo pra tudo e quando não se está rezando, estudando ou trabalhando, faz-se o exercício do “matar o tempo” que é pra não ficar extremamente produtivo e não esquecer que somos pó e ao pó retornaremos. O Brasil acordou e ninguém segura este momento.

Sim, mas o que é mesmo “matar o tempo”? "Matar o tempo" é uma expressão usada no momento da distração, do divertimento. "Ter tempo"´, é estar livre, sem pressa, disponível. "Perder tempo", é usá-lo em coisas inúteis, onde não se espera bons resultados. "No tempo" atual, é quando nos referimos a um momento da vida, diante de um fato acontecido. Quem toma atitudes pensadas, refletidas colhe bons frutos; percebam que O Soberano em sua fala sempre diz: “vamos com calma”. É por este motivo que tudo está dando certo! É a calma necessária da vida e principalmente do mundo político. Aprendemos isso em Belo Horizonte – MG quando por lá moramos por cerca de 12 meses. O tempo é Senhor de Tudo e até Deus fica do lado de quem exercita a paciência e a esperteza da calma. Vale a pena conhecer de perto o jeito mineiro de fazer política. É calma e paciência de Jó!

O tempo é senhor de tudo caro leitor! Finalmente saiu um texto de dentro do coração e baseado na temperança do tempo e da oração. Eita Santo Inácio de Loyola que faz bem! Este Santo Espanhol reestruturou todo o mundo católico a cerca de 500 anos atrás e tudo baseado na razão de acordo com as moções proporcionadas por Deus. A contemporaneidade precisa se acalmar. Quantas pessoas gastam dinheiro em coisas fúteis; já pensou em fazer algum retiro de 30 dias em silêncio? A princípio parecesse assustador, mas os frutos de conseguir sobreviver até o final faz a pessoa sobreviver a tudo e a todos! O tempo é senhor de tudo!
A escola política do SOBERANO é a escola mineira: calma, paciência, luta, batalha; vitória a conquistar.

FRASES: "Não confunda jamais conhecimento com sabedoria. Um o ajuda a ganhar a vida; o outro a construir uma vida." Sandra Carey. "A sabedoria torna bons os homens. A simulação da sabedoria torna-os péssimos."
Juan Luis Vives. "O homem sábio é aquele que não se entristece com as coisas que não têm, mas rejubila-se com as que têm." Epiteto. "Vencer na política não é tudo: é a única coisa." Richard Nixon.

Josenildo Melo é JORNALISTA.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.