Fechar
Blog Opinião
GP1
Muitos contestam, criticam, tecem comentários e cobram talvez até demasiadamente da ALEPI – Assembléia Legislativa do Estado do Piauí. A ALEPI pode ter defeitos e quem não tem? Qual instituição hoje pode se dar ao luxo de ser 100% composta de somente virtudes? Talvez pouquíssimas. O certo é que assim como os eleitores cobram, deviam também melhor acompanhar os debates promovidos pela nossa casa legislativa estadual. A ALEPI faz conscientização política. E através de seus meios de comunicação!

Imagem: DivulgaçãoJornalista Josenildo Melo(Imagem:Divulgação)Jornalista Josenildo Melo

A função primordial de um deputado é subir à Tribuna e discursar em defesa do que pensa a população tanto piauiense quanto enfatizar o que está acontecendo a nível nacional e até mesmo internacional. Tem alguns teóricos que ressaltam tanto a importância da teorização de ideias que somente das teorias expostas é que de fato talvez até 50 anos depois as ideias sejam colocadas em prática.

Acompanhar o trabalho parlamentar de seu deputado não é perca de tempo; é ganho de causa, pois você terá até força de criticar com argumentos. Na contemporaneidade piauiense não tem mais a lógica de que não podemos saber o que de fato acontece no parlamento piauiense! Depois da rádio Assembleia e da TV Assembleia Canal 16; de sua casa mesmo você pode acompanhar o dia-a-dia do trabalho legislativo e se não for possível assistir aos pronunciamentos e telejornais ou programas durante o dia, muitos programas são reprisados durante a noite. Dormir é muito importante, mas mais importante é também acompanhar o trabalho do deputado estadual que você votou nas últimas eleições. Tem um ditado muito popular que diz: o que os mais injustos desejam é o silêncio das pessoas. De silêncio ninguém pode culpar a ALEPI, pois sem puxa-saquismo nenhum, mas reconhecimento; são reconhecíveis os investimentos feitos em meios de comunicação por parte do atual presidente da Assembléia Legislativa do Piauí.

Debater é importante, conscientizar muito mais. A conscientização política está novamente em debate na ALEPI. Sempre é bom acompanhar os pronunciamentos e trabalhos executados pelos nossos atuais deputados estaduais.

O QUE É ASSEMBLÉIA? Significado de assembleia: s.f. Reunião de pessoas no mesmo local: falar perante numerosa assembleia. Conjunto das pessoas que formam um corpo constituído: Assembléia Nacional. A assembleia dos fiéis: a Igreja Católica. Assembleia geral: sessão em que se reúne a totalidade ou a maioria de sócios de qualquer associação. Assembléia popular: comício. Assembléia Legislativa: câmara de deputados estaduais.

A oratória é um Dom e humildemente temos muito a aprender diariamente com a oratória e embates promovidos pelos deputados: Robert Rios, Deusimar Tererê, Cícero Magalhães, Fábio Novo, Merlong Solano, Marden Menezes e também com o silêncio sábio e diplomático dos Demais deputados que compõem aquela casa. Não adianta somente reclamar, mas acompanhar e participar! Precisamos cultivar a necessidade de proclamar à sociedade piauiense que é de suma importância acompanhar os trabalhos legislativos! Precisamos sempre valorizar os meios de comunicação que promovem cidadania, cultura, entretenimento, debates, embates, a valorização da cultura piauiense e suas influências!


FRASES: "O poder é violento quando é fraco." Jaime Balmes. "Não ofendas a ninguém, pois correrás o risco de provocar o poderoso ou maltratar o fraco." Ugo Foscolo. "Meu ideal político é a democracia, para que todo homem seja respeitado como indivíduo e nenhum venerado." Albert Einstein.

Josenildo Melo é JORNALISTA.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.