Fechar
Blog Opinião
GP1

Folha de São Paulo: Um jornal a serviço do Brasil!


*Josenildo Melo

Imagem: DivulgaçãoJornalista Josenildo Melo(Imagem:Divulgação)Jornalista Josenildo Melo
A pluralidade no conteúdo publicado; os dois lados da notícia; artigos de opinião com os maiores e melhores intelectuais do Jornalismo sócio-político e econômico. A Folha se caracteriza cada vez mais no mundo jornalístico como um jornal independente e verdadeiramente compromissado com o BRASIL. O que importa a um verdadeiro jornal é o seu grau de independência perante governos!

Os textos colocados no jornal Folha de São Paulo, sobretudo na parte que contém os editoriais é de uma pluralidade de pensamentos que faz qualquer bom jornalista desejar um dia ter um artigo seu publicado neste precioso espaço. Sou assinante e leitor do JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO. Leio diariamente a FOLHA e leio por inteiro, vou da primeira à última página do Jornal. Já no primeiro curso superior lia a folha diariamente e agora mais ainda por ter a oportunidade de ter este precioso conteúdo em nossa residência. A leitura abre os horizontes e produz concatenação ideal de ideias.

Hoje a FOLHA despontou novamente, mas a alguns anos atrás tentaram intimidar, conter e podar a liberdade de pensamento e expressão do JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO; não deu certo.Alguns dizem a folha defende fulano, vez ou outra outro diz a folha defende sicrano; nada disso, cada vez mais percebemos é que a FOLHA defende realmente é a democracia brasileira.

Se existe algum posicionamento político por parte da folha é realmente imperceptível; a diferença entre o posicionamento editorial do dono de um jornal e sua linha editorial é algo que não passa despercebido aos leitores assíduos. Qualquer excelente leitor percebe ao longo de determinado tempo de leitura a linha ideológica de um veículo de comunicação; ocorre que com a FOLHA DE SÃO PAULO é diferente! Quando se tenta atribuir publicamente que a FOLHA defende projeto político X ou Y isso não cola; não cola porque a FOLHA DE SÃO PAULO É UM JORNAL A SERVIÇO DO BRASIL. E está a serviço do Brasil é está acima de qualquer pressão ideológica.

Na contemporaneidade é muito difícil o aprofundamento de temas e debates acerca dos acontecimentos brasileiros; no entanto mesmo assim os Jornais e os grandes veículos de comunicação fazem debates, levantam temas e tentam de todas as formas provocar a reflexão em nosso país. Aí surge a pergunta porque o povo, a população não tem acesso a uma boa reflexão? Não é somente questão financeira, pois se qualquer pessoa que consome álcool deixar de consumir duas latas de cerveja por dia pode sim ter acesso a uma boa informação diariamente! Ver e perceber bons veículos de comunicação como investimento e não despesa é atualmente em nosso país questão cultural!

Estamos sempre clamando por melhorias em nosso país e em nossa sociedade, mas quase sempre não participamos da mesma ao menos procurando saber o que realmente acontece em nosso BRASIL. Precisamos deixar adentrar em nossas casas algo que realmente mostre a realidade de forma imparcial e não somente aquilo que proporciona matérias fáceis de produzir. Mostrar violência é muito mais contextual e fácil; difícil mesmo é ajudar a melhorar o grau de consciência coletiva perante os problemas graves de subdesenvolvimento que ainda enfrentamos em nosso país. Ler produz reflexão!

Leia a Folha de São Paulo: Um jornal a serviço do Brasil!

FRASES: "Podemos tentar evitar fazer escolhas através de não fazermos nada, mas mesmo isso é uma decisão." Gary Collins. "As leis da consciência, que julgamos naturais, provêm do costume." Michel de Montaigne. "A boa reputação não é dada pelas riquezas, mas pelo próprio caráter." Dionísio Catão. "O caráter é como uma árvore e a reputação como sua sombra. A sombra é o que nós pensamos dela; a árvore é a coisa real." Abraham Lincoln. "A sociedade que aceita qualquer jornalismo não merece jornalismo melhor." Alberto Dines.

*Josenildo Melo é jornalista

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.