Fechar
Blog Opinião
GP1
*Josenildo Melo
Imagem: DivulgaçãoJornalista Josenildo Melo(Imagem:Divulgação)Jornalista Josenildo Melo
Teresina é conhecida por ser uma cidade que já nasceu planejada; acrescento a esta qualidade o profundo desejo de esperança. Teresina por mais que os pessimistas e realistas em excesso, de plantão, teimem em querer empurrar goela abaixo que Teresina é uma cidade violenta, Teresina não possui as características excessivas de violência e degradação urbana! Pelo contrário, Teresina além de ser uma cidade planejada e com vocação para a paz e o acolhimento; agora se torna também uma cidade esperançosamente tecnológica. Aqui temos uma sede permanente pelo conhecimento!

O aumento no número de acesso aos portais de notícias e às redes sociais mesmo que nós não saibamos mensurar estatisticamente essa elevação em pesquisas feitas, nos arriscamos a dizer que Teresina agora descobre também a sua vocação no século XXI: o desejo de conectividade. Ao andarmos pelas ruas, ao pegarmos um ônibus, ao irmos aos shoppings percebemos o impressionante número de jovens, adultos, idosos e crianças a possuírem os mais modernos celulares e meios de comunicação que lhes possibilitam o acesso à informação e ao conhecimento.

Todas as cidades do mundo e nas cidades brasileiras não é diferente; existe o desejo de atenuar as mazelas ainda existentes, no entanto não podemos deixar de vislumbrar o que de melhor temos em nossas cidades. Teresina é a cidade que escolhemos pra viver e sendo morador da mesma, procuramos e procuraremos ressaltar o que verdadeiramente tem de melhor nossa cidade verde. Além do urbanismo e desejo ardente de esperança, Teresina tem uma religiosidade bonita realmente de se ver e presenciar; temos um povo muito educado e hospitaleiro; não temos favelas ou centros de degradação humana a olhos nus como as cidades do Rio de Janeiro e Salvador. Mas se tivéssemos e chegarmos a ter de fato e de direito não seria motivo de vergonha, pois nestes lugares habitam seres humanos; seria mais uma preocupação pública para que continuássemos cuidando humanamente de nossos irmãos.

Assim como ressaltamos as qualidades de nossa preciosa cidade, Teresina também tem peculiaridades que não conseguimos entender a razão, e uma dessas peculiaridades é o excessivo apego a veículos; Teresina tem tudo pra ser uma cidade onde o ônibus coletivo seja o mais aprimorado do país devido a suas largas e planejadas avenidas. Temos essa esperança que um dia as pessoas deixem o status quo de lado e passem a valorizar bem mais a coletividade! A preocupação urbana não cabe apenas aos poderes públicos, mas também depende em muito de nossa questão cultural.

Voltemos às qualidades de Teresina em relação a muitas outras cidades. E olha que viajamos muito e realmente gostamos de viajar! Outra grande qualidade de Teresina é a sua singularidade comunicativa no que diz respeito ao volume de pessoas de outros estados que recebe anualmente sejam nos setores de saúde ou educacional; isso ajuda em muito na diversidade plural e na contextualização de um melhor entendimento relacional no contexto humano. Teresina é Teresina e não mais meramente provinciana, pois o aproximar-se de uma real metrópole a está por vislumbrar!

O que ultimamente também percebemos é a qualidade e avanço da Imprensa; aqui possuímos profissionais verdadeiramente enérgicos e críticos já não mais tão medrosos e temerosos ao noticiar fatos e acontecimentos. A qualidade do material humano encontrado nas redações dos portais, jornais e emissoras de TV e Rádio não deixam a desejar em nada a muitos veículos de outras regiões do país.

O que é urbanismo? Significado de urbanismo: s.m. Conjunto de medidas técnicas, administrativas, econômicas e sociais que visam ao desenvolvimento racional e humano das cidades. Temos bons logradouros; o que é Logradouro? Logradouro significa aquilo que pode ser logrado, usufruído ou desfrutado por alguém. Em Urbanismo, logradouro é um espaço público reconhecido oficialmente pela administração de cada município. São os espaços livres como as ruas, avenidas, praças, jardins, etc., destinados ao uso comum dos cidadãos e à circulação de veículos.

Que nestes 162 anos de nossa querida cidade verde estejamos a proliferar coisas boas sobre nossa querida cidade. Não coloquemos em Teresina a pecha que ela não faz jus; Teresina nunca foi e nem será uma cidade violenta. A vocação nata de Teresina é a educação e a busca do conhecimento!

Teresina: 162 anos de urbanismo e esperança. Parabéns Teresina.

*Josenildo Melo é jornalista.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.