Fechar
Blog Opinião
GP1

O debate da CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil


*Josenildo Melo
Imagem: DivulgaçãoJornalista Josenildo Melo(Imagem:Divulgação)Jornalista Josenildo Melo
Debater é importante; sobretudo a participação dos candidatos nos debates. Tendo em vista uma melhor escolha por parte do eleitorado brasileiro a CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil promove mais um debate envolvendo os candidatos à presidência da República. Em Teresina (PI) o debate poderá ser acompanhado pelo CANAL 40 (REDE VIDA) e emissoras de Rádio ligadas à RCR – Rede Católica de Rádios. A TV APARECIDA é a responsável e vai transmitir a todo BRASIL!

Segundo informações disponibilizadas pelo JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) realiza na próxima terça-feira (16) um debate entre os principais candidatos à Presidência da República. A TV APARECIDA é sintonizada na Sky e OI TV!

De acordo com a assessoria a entidade, os três presidenciáveis mais bem colocados nas últimas pesquisas eleitorais – a presidente Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB) – confirmaram presença no encontro, que acontecerá às 21h30 (horário de Brasília) e será transmitido ao vivo pela TV Aparecida. Sintonize a TV APARECIDA no canal 178 e 374 na Sky!

Também estarão presentes os candidatos Eduardo Jorge (PV), José Maria Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Luciana Genro (PSOL) e Pastor Everaldo (PSC). O mediador será o jornalista e apresentador Rodolpho Gamberini. A TV APARECIDA é sintonizada na OI TV no canal 16.

Em nota, a CNBB destacou o caráter "histórico" do evento para a comunidade católica, e informou que o encontro contará com transmissão ao vivo de "oito emissoras de inspiração católica, 230 rádios, bem como portais católicos." A RÁDIO PIONEIRA faz parte da Rede Católica de Rádios!

Segundo o site UOL A abertura será feita pelo cardeal arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno. Ele destacará o papel da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil no processo eleitoral. Em seguida, haverá uma pergunta única a todos os candidatos, formulada pela presidência da CNBB. Dom Raymundo CARDEAL Damasceno é o atual presidente da CNBB.

De acordo com as regras estabelecidas, as perguntas serão sobre os seguintes temas: saúde, educação, emprego, lei do aborto, uso de células tronco embrionárias, exposição de símbolos religiosos em locais públicos, habitação, saneamento básico, transportes, segurança pública, previdência, agricultura, reforma agrária, economia, liberdade de imprensa, meio ambiente, reforma política, reforma tributária, contas públicas e direitos humanos.

O que significa a palavra debate? Significado de debate: s.m. Ação de discutir uma questão; discussão, polêmica: tomar parte num debate. / — S.m. pl. Discussões políticas: os debates das assembleias parlamentares são publicados na íntegra. Assistir a debates é de fato muito importante!

O sonho de todo intelectual é que chegue o dia em que os aspectos sócio-políticos e econômicos sejam debatidos diariamente e não somente no período eleitoral; no entanto devido ao aspecto cultural impregnados durante décadas ainda não é possível encontrarmos em nossa sociedade calorosas discussões diárias sobre Política. Aproveitemos mais este debate promovido por mais uma entidade que realmente se preocupa com a construção de um BRASIL realmente melhor para que possamos escolher de forma consciente e tranquila a melhor opção de acordo com sua consciência.

Outro sonhos dos produtores de conhecimento e verdadeiros amantes da sabedoria é que nossa política seja alvo de verdadeira participação popular; que o mesmo povo que tanto reclama dos políticos e das implementações políticas possa participar bem mais do processo político eleitoral. Não custa nada dedicar uma boa parcela de seu tempo e nesta terça-feira dia 16 de setembro de 2014 esquecer um pouco a mesa de bar, o futebol ou a sagrada novela e fazer sua parte ouvindo, assistindo as ideias propostas e expostas pelos presidenciáveis. Ver, ouvir, assistir é também participação!

O DEBATE DA CNBB é uma contribuição imparcial a todos que desejam um BRASIL realmente melhor seja sua crença católica, evangélica, espírita ou também a todos aqueles que nem possuem expressão de fé. Neste momento o mais importante é SINTONIZAR E PARTICIPAR!
O debate, que será o terceiro entre os presidenciáveis, será feito em parceria com as emissoras de rádio TV, jornais e revistas de inspiração católica, além dos portais ligados a esses veículos de comunicação. O encontro será no Centro de Eventos padre Vitor Coelho de Almeida. O UOL também transmite a partir das 21h30min. O DEBATE DA CNBB será terça-feira dia 16.09.2014!

*Josenildo Melo é Assistente Social e Jornalista

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.