Blog Opinião
GP1

Morre o artista plástico Francisco Carvalho Costa Andrade

Pintor, desenhista e escultor, Costa Andrade escolheu a cidade de Palmas como seu maior atelier.

Por Christina Rosa de Aguiar 

Na madrugada do dia 10 de novembro de 2021 partiu para a morada celestial o artista plástico e ativista cultural Francisco Carvalho Costa Andrade, Francisco de Assis. Pintor, desenhista, escultor e liderança cultural, Costa Andrade escolheu a cidade de Palmas como seu maior e mais intenso atelier nas últimas duas décadas.

Destacou-se pela devoção e a pintura dos Santos e Madonas da tradição cristã e pelos retratos em giz e grafite das inúmeras pessoas da nossa sociedade.

Foto: Arquivo pessoalFrancisco de Assis
Francisco Carvalho Costa Andrade

Criativo, senhor de suas paixões e ideias, foi um defensor da liberdade e da livre iniciativa. Sempre presente nos inúmeros fóruns e espaços de debates sobre a cultura, a educação e o desenvolvimento do Estado do Tocantins.

Suas lutas sempre foram intensas e focadas nos interesses da coletividade. Em sua última batalha estava na linha de frente pela proteção do Parque Estadual do Jalapão.

Generoso e bem humorado legou à sua cidade natal, Simplício Mendes, no Estado do Piauí, a escultura de um Cristo no alto do Morro da Cruz. Francisco desejava dizer pra todos nós que somos filhos do mesmo Pai e devemos lutar para que prevaleça a estética da solidariedade, da justiça e da paz entre os mortais.

Suas obras estão dispostas também no seu Piauí e em Brasília, onde iniciou a sua trajetória artística e cultural.

Perdemos um amigo que sempre lutou o bom combate e não desistiu da sua fé numa sociedade melhor.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2021 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.