Fechar
Blog Opinião
GP1

Considerações sobre o cenário político

O artigo é do servidor  federal aposentado Júlio César Cardoso.

Júlio César Cardoso

Servidor  federal aposentado

Balneário Camboriú-SC

É lamentável que profissionais de diversas áreas de atuação - como médicos, advogados, engenheiros, professores, etc. – venham, praticamente, se desvincular de suas profissões para se enveredar na política representativa e, o pior, tomar gosto pelo poder a ponto de não pretenderem largar mais a vida pública.  

O exercício representativo político é uma oportunidade dos cidadãos de poderem contribuir de forma cívica com a nação através do emprego de seus conhecimentos e experiências.  

A política não devia ser confundida com profissão, como hoje muitos, de maneira obstinada, operam. Trata-se, pois, de mandato transitório, o qual, após o cumprimento, devia ceder lugar para novas cabeças pensantes. Afinal, ninguém é insubstituível na vida. 

A oxigenação no Parlamento e Executivo é salutar para a política não cair na mesmice de pensamentos. Quem não tem competência para apresentar os seus projetos e aprová-los, em quatro anos, não devia se iniciar na política representativa. Estamos cansados de políticos tiriricas. 

Por outro lado, a reeleição política devia ser proibida para frear o contingente de políticos profissionais, instalados no país, assim como o instituto do voto obrigatório - incompatível com o Estado democrático - responsável pela eleição e reeleição do quadro político nacional, repleto de cabideiro de emprego, de incompetentes e de elementos de condutas não ilibadas.  

Certa feita, o jornal espanhol El País escreveu que ser político no Brasil é um grande negócio, tendo em vista as grandes vantagens auferidas. E são tantas as vantagens que poucos abandonam as benesses políticas. 

A deputada estadual pelo Estado de São Paulo, Janaína Paschoal (PRTB), em entrevista recente ao Estadão, afirmou que Bolsonaro quer destruí-la ao negar-lhe apoio ao Senado, preferindo outro candidato, mas assim mesmo declarou votar no presidente para não eleger a esquerda. 

Não se pode considerar sério quem opta pelo voto de rejeição, ou seja, votar num candidato X para não eleger Y e vice-versa. Isso equivale à anarquia eleitoral não condizente com o espírito democrático.  Temos de respeitar os resultados democráticos das urnas, seja quem for o eleito. Os artifícios ou solércias numa eleição devem ser refutados.  

Discordo das posições lulapetistas, mas nos governos do PT a esquerda não agiu como muitos bolsonaristas deliram com medo de ver o Brasil mergulhado no comunismo. Hoje, o comunismo é uma utopia.

Quanto à polarização Lula/Bolsonaro, trata-se de uma exploração idiota dos institutos de pesquisas, que orientam outros idiotas eleitores a pensar apena em dois candidatos. 

Quando a deputada Janaína Paschoal declara pretender votar em Bolsonaro para não eleger Lula, a parlamentar se iguala ao reles eleitor que se orienta apenas pelo placar das pesquisas eleitorais, num cenário em que existem outros candidatos íntegros, competentes, de condutas ilibadas e merecedores de votos. 

Bolsonaro teve tudo para sepultar a vida política de Lula, mas demonstrou incompetência e desrespeito à liturgia do cargo. A sua rebeldia da época de caserna, responsável, sim, por sua “expulsão” do Exército, é um fato marcante em seu governo.  

O presidente Jair Bolsonaro não teve competência para lidar com a Covid-19, tachada de uma simples gripezinha; recomendou cloroquina, ivermectina e outras maluquices; não foi diligente e barganhou a compra de vacina como se fosse mercadoria de balcão, e se não fosse a grita geral da população e de profissionais da área de saúde, teríamos, hoje,  uma estatística registrando muito mais pessoas  mortas; colocou no ministério da Saúde, em plena ebulição da pandemia,  um general de Exército sem conhecimento da área; conspirou contra a Pátria ao desafiar Poderes, na Esplanada, em ato pró-intervenção militar no Congresso, STF e governadores;  até hoje achincalha ministros do STF e TSE, pondo em dúvida a lisura de nosso sistema eletrônico eleitoral, onde jamais foi constatada nenhuma irregularidade; age com tirania e desrespeitado os profissionais de imprensa; disse que iria combater a corrupção, mas foi se socorrer do Centrão, criticado por seu ministro Augusto Heleno: “Se gritar pega Centrão (ladrão), não fica um, meu irmão”; protege o seu filho, senador Flávio Bolsonaro, das garras da Justiça no episódio  das rachadinhas na Alerj; e agora, na comemoração dos 200 anos da Independência, transformou - como nunca visto - a data cívica em palanque político-eleitoral, em demonstração autocrática de poder.

Lula e o PT, por sua vez, quase levaram o país à bancarrota, e, em 13 anos no poder, foram incapazes de reduzir drasticamente a miséria. Condenado em três instâncias por corrupção e lavagem de dinheiro, não está preso por decisão questionável do STF ao anular a competência de foro de Curitiba sem, entretanto, absolver o ex-presidente das acusações que lhe são imputadas. 

O país precisa ser governado por nova cabeça política. E quem tem amor pelo Brasil não pode votar em Lula ou Bolsonaro. 

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.