Fechar
Colunista Valdomiro Gomes
GP1

Professores da rede municipal de São Gonçalo do Piauí entram em greve; 80% dos alunos estão sem aula


Imagem: ReproduçãoClique para ampliarPrefeito de São Gonçalo do Piauí, Luciano Alves de Sousa(Imagem:Reprodução)Prefeito de São Gonçalo do Piauí, Luciano Alves de Sousa
Os professores das escolas da rede municipal de ensino do município de São Gonçalo do Piauí decidiram entrar em greve para reivindicações de direitos que, segundo eles, não estão sendo pagos pela prefeitura municipal.

As informações foram repassadas pelo presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de São Gonçalo do Piauí, Antonio Alves, que informou também que quarenta e seis dos sessenta e três professores da rede municipal aderiram ao movimento grevista que atinge cerca de 80% dos alunos da rede municipal.

A paralisação teve início no dia 26 de agosto, e segundo o presidente do sindicato deve continuar até que o prefeito se manifeste em relação às reivindicações. Estamos dispostos a dialogar, declarou Antonio Alves.

Entre as reivindicações da categoria estão melhores condições de trabalho nas escolas, pagamento do piso salarial, inclusive do retroativo, mudança de classe e pagamento até o último dia útil de cada mês.

Ainda, segundo o presidente do sindicato, até o início da greve a prefeitura não havia feito o pagamento dos professores referente ao mês de julho. Todavia, o referido pagamento foi efetuado na última sexta-feira, dia 30. Entretanto, até o momento só foi feito o pagamento do mês de julho. O presidente disse que os professores estão à espera de qualquer manifesto por parte do prefeito municipal quanto ao motivo central da greve, que é a mudança de classe para a categoria, e o pagamento integral do Piso Nacional.

Imagem: ReproduçãoGreve em São Gonçalo(Imagem:Reprodução)Greve em São Gonçalo

Para o presidente do sindicato, o descontrole na folha de pagamento teve início no mês de maio quando, na ocasião, a prefeitura repassou apenas o pagamento referente aos 60% do FUNDEB. Desde então, nunca mais o pagamento foi feito integralmente no último dia do mês como era de praxe, declarou o presidente. Continuou dizendo que um dos motivos que levaram a esse descontrole é o alto número de funcionários que recebem sem trabalhar, além do alto número de contratos de serviços prestados.

Outro lado


O Portal GP1 entrou em contato com prefeito de São Gonçalo do Piauí, Luciano Alves de Sousa, o Vaqueiro, o mesmo informou que considera a greve irregular, pois o pagamento dos professores está em dias.

Disse também que o pagamento referente ao mês de agosto ainda não foi feito porque o dinheiro do FUNDEB não é suficiente para cobrir toda a folha, mas pretende efetuar o pagamento até o dia 15 de setembro.

Vaqueiro disse ainda, que o município de São Gonçalo do Piauí tem sessenta e seis professores para apenas setecentos alunos, o que dá uma média de pouco mais de dez alunos por professor, dado isso o dinheiro repassado pelo FUNDEB não é suficiente para o pagamento integral da folha da educação, sendo, portanto, necessário fazer uma complementação com Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Continuou, dizendo que nenhum prefeito anterior repassava o dinheiro do INSS, apenas ele está fazendo esse repasse, que chega ao valor de 80 mil reais mensal.

Curta a página do GP1 no facebook: //www.facebook.com/PortalGP1

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.