Fechar
Colunista Valdomiro Gomes
GP1

Prefeitura de Água Branca lança Plano Municipal de Saneamento Básico


Foi realizado na tarde dessa quarta-feira(29), no auditório do Centro de Referencia de Assistência Social - CRAS na cidade de Água Branca o lançamento do Plano Municipal de Saneamento Básico do município.
Imagem: Valdomiro Gomes/GP1Lançamento do Plano Municipal de Saneamento Básico(Imagem:Valdomiro Gomes/GP1)Lançamento do Plano Municipal de Saneamento Básico

A elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB cumpre uma exigência da Lei Federal n.º 11.445/2007, a Lei de Saneamento Básico, e todas as prefeituras têm a obrigação de elaborar seu plano, a partir do ano de 2014, sob pena de não receber recursos federais para projetos de saneamento básico, no caso da não elaboração.

O PMSB vai ajudar a direcionar os investimentos públicos no saneamento, com metas para a solução de problemas e o planejamento de ações concretas a curto, médio e longo prazo, no que diz respeito ao abastecimento de água, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, esgotamento sanitário e drenagem urbana, permitindo assim, que o município tenha um melhor planejamento de suas ações, mais êxito na elaboração de seus projetos, atraindo mais investimentos para o município e região.

A audiência pública contou com a presença de diversos gestores municipais, autoridades, representantes da sociedade civil organizada e do prefeito Municipal Jonas Moura, responsável pela abertura do evento. Estavam presentes ainda, representando a Empresa Lótus, o seu Diretor - Presidente Sebastião Ferreira Dinis, Avalar Damasceno Amorim (Coordenador da equipe técnica e multidisciplinar da consultoria), o Gestor Ambiental Anderson Jordon e o Sociólogo José Gleisfan.
Imagem: Valdomiro Gomes/GP1Comitê Gestor do Plano Municipal de Saneamento Básico(Imagem:Valdomiro Gomes/GP1)Comitê Gestor do Plano Municipal de Saneamento Básico

A empresa Lótus é uma empresa especializada em planejamento, gestão publica e consultoria ambiental e jurídica, com sede em Teresina. A consultoria fez a apresentação da proposta de desenvolvimento dos trabalhos e as fases de execução, destacando que o PMSB de Água Branca será elaborado em um período de 12 meses. Neste prazo ocorrerão diversas atividades no município entre reuniões, aplicação de questionário, audiências públicas, conferências e visitas técnicas com o intuito de promover a participação de toda a sociedade na elaboração do plano e diagnosticar as principais deficiências sanitárias de Água Branca.

O evento foi encerrado com as palavras do diretor – presidente da Empresa Lótus que destacou a importância do plano para o município e o comprometimento da consultoria em auxiliar a realização deste importante passo do Município de água Branca rumo ao desenvolvimento sustentável e a promoção da qualidade de vida da população.


*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.