Fechar
Colunista Valdomiro Gomes
GP1

Prefeito de Água Branca, Jonas Moura, avalia de forma positiva primeiro ano da administração


Passado os treze primeiros meses do início da administração, o prefeito municipal de Água Branca, Jonas Moura de Araújo, falou com exclusividade para o Portal de Notícias GP1 e disse que avalia o primeiro ano da se sua administração de maneira positiva.
Imagem: Valdomiro GomesJonas Moura(Imagem:Valdomiro Gomes)Jonas Moura

A entrevista foi concedida na semana passada, e na oportunidade o prefeito falou que sabia desde o início que seria um grande desafio, visto que vinha da área privada, e sabendo disso trator de montar uma equipe a altura, que fosse capaz de enfrentar juntos com ele, todos os problemas que pudesse surgir durante sua administração.

Jonas falou praticamente sobre todos os setores que administração e disse está muito animado para prosseguir administrando de maneira transparente, afim de sempre atender bem os aguabranquenses da melhor forma possível, focando sempre na educação, saúde, assistência social, infra-estrutura, bem como todos os órgãos administração.

Imagem: Valdomiro GomesJonas Moura(Imagem:Valdomiro Gomes)Jonas Moura

Vejam as declarações do Prefeito ao GP1

Educação

O primeiro desafio foi atualizar o salário de todos os professores logo no primeiro e segundo mês da administração [2013]. Também foram feitas reformas em escolas, sendo logo implantadas duas escolas de tempo integral, com a terceira a ser implantada em breve, tudo em busca de melhores resultados para educação. Considera já ter avanços bem significativos com os resultados logo no primeiro ano, como a inédita medalha de bronze na Olimpíada de Matemática (OBMEP), e um número recorde de participação da Olimpíada de Astronomia, sendo a cidade de Água Branca, um dos poucos municípios do Brasil nessa modalidade. Também foram conseguidos ônibus novo, bicicleta para alunos, através do programa Pedala Piauí.
Disse também que em 2014, foram entregues kits para todos os professores, incluindo o fardamento, inclusive para os professores celetistas. Também foram entregues fardamento para todos os alunos da rede municipal de ensino.

Saúde

Na área da saúde o prefeito afirmou que seu primeiro desafio foi estruturar o hospital para que pudesse atender melhor os que dele necessitam, com a contratação de novos profissionais. Disse também que foram feitas reformas em postos de saúde, melhoramento da rede odontológica através do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), aquisição de ambulância através do Governo do Estado e melhoramento da frota da secretaria, com emenda do Deputado Federal Jesus Rodrigues.
O prefeito disse ainda que recebeu uma visita de representantes do Ministério da Saúde, onde foi contemplado com do PMAQ (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica), em reconhecimento de um desempenho acima da meta, e que os funcionários já estão recebendo por esse reconhecimento.
Sobre o SAMU, o prefeito disse que está funcionando apenas com o básico e que em breve será implantado o SAMU avançado.

Assistência Social

Com os programas em funcionamento, foi procurado avançar em alguns casos, como os cursos de qualificação, onde foi feito um convênio com o SENAC, em que foi conseguido quinhentas vagas, um número inédito para cidade em várias áreas. Também, em conjunto com a Secretaria do Trabalho, um convênio em que foram atendidos sessenta pedreiros, pelo Qualifica Piauí. Foi feito também convênios com SENAI e o IFPI onde foi conseguido duzentas vagas para cursos técnicos e por último mais cento e quarenta, totalizando um total de trezentos e quarenta vagas, visando qualificar pessoas para um melhor condição de trabalho.

Infra-estrutura

Foram feitas reforma e manutenção em praças e logradouros, reforma no estádio municipal, ruas e avenidas, estradas vicinais com uma manutenção constante.
Disse que será construído um ginásio de esportes no bairro Nova Brasília, uma Unidade Básica de Saúde no bairro São Luiz, uma escola no bairro Compasa, calçamento nos bairros Bulungão, Santa Luzia e em várias ruas da cidade, iluminação da Avenida José Miguel, asfaltamento em ruas do centro da cidade, onde serão investidos mais de dois milhões de reais e três academias.

Carnaval 2014

O prefeito disse que o carnaval do ano de 2013 foi feito muito bom, mas que espera que este ano supere todas as expectativas, e que estão trabalhando para ser o melhor carnaval do Piauí.
Disse também que este ano, bandas de grande repercussão nacional estarão no carnaval de Água Branca, como Ricardo Chaves, Phaphirô, Forró da Curtição, Play Way, entre outras atrações.
Finalizou dizendo que recebeu uma emenda do Deputado Wilson Brandão, no valor de duzentos mil reais, o que está ajudando muito a montar uma grande estrutura para receber os foliões.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.