Fechar
GP1

Brasil

Governador W. Dias diz que a Educação é ainda prioridade

As aulas estão recomeçando para 361.992 alunos de 218 unidades escolares estaduais,em 223 municípios

Ao abrir o segundo semestre letivo, no Centro de Educação Básica (CEB) Freitas Neto, no bairro Piçarreira I, o governador Wellington Dias reafirmou o papel da educação como instrumento para o desenvolvimento do Estado e assinou ordem de serviço para obras de reforma de mais 51 escolas em Teresina. Durante a solenidade, que aconteceu às 10h desta segunda-feira, 11, o secretário estadual da Educação, Antônio José Medeiros, lançou três novos programas educacionais voltados para a melhoria da qualidade do ensino público estadual.

As aulas estão recomeçando para 361.992 alunos de 218 unidades escolares estaduais, em 223 municípios. O reinício das aulas se deu no CEB Piçarreira I, onde estudam cerca de 1.600 alunos da Educação Básica (ensinos fundamental e médio) para inauguração da reforma das instalações físicas e implantação de novos serviços da escola, como Sala de Informática e Vídeo.

A reforma custou R$ 228.289,06, recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A reforma se estendeu de novembro de 2007 a abril deste ano.

A coordenadora do Programa de Desenvolvimento da Escola do CEB, professora Léia Rocha, disse que a reforma permitiu a reinauguração da Biblioteca; a inauguração da Sala de Informática com dez computadores, interligada à Sala de Vídeo, e a inauguração da Sala de Jogos Professora Célia Marreiros, com jogos educativos relacionados às várias disciplinas escolares.

A reabertura da Biblioteca possibilitou o início do Projeto Biblioteca Viva, com dez linhas de ação envolvendo alunos, professores, funcionários e comunidade. O projeto prevê entrega de livros didáticos, literatura itinerante, iniciativas como Autor do Mês, Roda de Leitura, Salão de Autores, Livro do Ano e Que Teatro é Esse, para alunos do Programa Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A reinauguração da escola, que atende nos três turnos e foi fundada em 1993, também permite otimizar o Projeto Recreio Legal, com funcionamento da Rádio CEB, objetivando tornar o recreio mais educativo e melhorar disciplina. Ainda foram inaugurados a Quadra de Esportes e o Auditório. Foi feita reforma completa nas instalações elétricas e hidráulicas.
Centenas de alunos, crianças e adolescentes, lotaram o pátio da escola para a solenidade, que teve a participação de autoridades ligadas ao ensino, além da coordenadora de Comunicação Social do Estado, jornalista Cristiane Sekeff, e a coordenadora do Programa Permanente de Convivência com o Semi-árido (Casa do Semi-árido), Lúcia Araújo.

Logo que chegou ao CEB, Wellington Dias e José Medeiros, acompanhados pela diretora da instituição, professora Maria das Dores Andrade de Araújo, visitaram as novas instalações. Em seguida, o governador descerrou a placa de inauguração. Houve duas apresentações culturais, por alunos do Grupo Ritmo. Depois, assinou a ordem de serviço para reforma de mais 51 escolas estaduais do Programa Mais Educação em Teresina, com recursos da ordem de R$ 1.912.500,00.

O governador Wellington Dias afirmou que a educação é de fundamental importância para o Estado, sendo uma prioridade no programa de desenvolvimento do Piauí. Ele lembrou que o Piauí tem avançado na melhoria da qualidade do ensino e na qualificação e remuneração dos professores, o que permitiu ao Piauí melhorar seu Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e até mesmo antecipar metas.

O secretário da Educação, José Medeiros, lançou os programas Mais Educação, que vai otimizar ações e investimentos na melhoria da formação escolar com visão integradora do ensino; Qualiescola, que vai melhorar o processo de ensino e aprendizagem e formação e valorização do educador; e Gestar II, para melhorar o desempenho dos alunos nas áreas temáticas de Língua Portuguesa e Matemática.
 

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.