Fechar
GP1

Brasil

Mesa Brasil SESC ajuda a matar a fome de milhares de pessoas

No Piauí, o Mesa Brasil SESC atende 130 instituições sociais, auxiliando na alimentação diária de pouco mais de 27 mil pessoas.

Um programa criado em 2003 ajuda a matar a fome de milhares de pessoas em todo o Brasil. O Mesa Brasil SESC é uma rede nacional de banco de alimentos contra a fome o desperdício. No Piauí, o Mesa Brasil SESC atende 130 instituições sociais, auxiliando na alimentação diária de pouco mais de 27 mil pessoas.

Imagem: Arquivo SESCEquipe do Mesa Brasil recolhendo alimentos nas empresas)(Imagem:Arquivo SESC)Equipe do Mesa Brasil recolhendo alimentos nas empresas)

A redistribuição de alimentos só é possível graças à colaboração de empresários, entidades e voluntários que doam alimentos, bens e serviços ao programa.

“O Mesa Brasil SESC funciona como uma rede que recolhe alimentos impróprios à comercialização, mas que podem ser consumidos”, explica o presidente do Sistema FECOMERCIO SESC/SENAC no Piauí, Valdeci Cavalcante, ao recomendar que os empresários do Piauí passem a contribuir para esta grande rede de solidariedade.
Buscando onde sobre e entregando onde falta, o programa contribui para a diminuição do desperdício e consegue reduzir a condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos.

Imagem: Arquivo SESCEquipe do Mesa Brasil recolhendo alimentos nas empresas)(Imagem:Arquivo SESC)Equipe do Mesa Brasil recolhendo alimentos nas empresas)

No Piauí, são 251 parceiros doadores: empresários de grandes e pequenas empresas, pessoas físicas e feirantes preocupados em ajudar as pessoas a terem acesso ao um direito fundamental: a alimentação. Em Teresina são 69 doadores – a maioria empresas, Parnaíba são 85 doadores - dentre empresas e produtores dos Tabuleiros Litorâneos e Picos com 97 doadores – a maioria são feirantes que doam hortifrutes ao Mesa Brasil SESC.
Uma equipe de multiprofissionais avalia, contabiliza e redistribui os gêneros alimentícios recolhidos pelo Mesa Brasil nas empresas parceiras do programa. Esses alimentos vão para as 135 instituições que prestam assistência social e servem alimentação regularmente. De acordo com a coordenadora do Mesa Brasil SESC no Piauí, Aimeé Castelo Branco, de janeiro a maio deste ano, o programa já redistribuiu 280.198 quilos de alimentos no Estado.
O objetivo do Mesa Brasil SESC é promover a cidadania e melhorar a qualidade de vida das pessoas em situação de pobreza, com a perspectiva de inclusão social. O programa realiza também ações educativas junto às instituições sociais.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.