Fechar
GP1

Brasil

Enem 2016 termina com 30% de abstenção de candidatos

O Ministério da Educação considera índice dentro do normal.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 terminou com um índice de 30% de abstenção de candidatos, a porcentagem é maior desde 2009. Do total de 5,4 milhões de inscritos aptos para fazer o exame neste fim de semana, 5,8 milhões compareceram às provas.

O ministro da Educação, Mendonça Filho, considerou o exame como um “sucesso absoluto”. "Acho que diante do quadro que nós acompanhamos nos últimos dias e semanas, diria que foi um sucesso absoluto. Conseguimos fazer com que 97% dos candidatos tivessem condições de participar do Enem”.

  • Foto: Chello/FramePhoto/Estadão ConteúdoMendonça FilhoMendonça Filho

Ao todo, 8,6 milhões de candidatos se inscreveram no exame, mas 271.033 tiveram as provas adiadas para os dias 3 e 4 de dezembro, em função das ocupações das escolas por todo o país. Segundo o Inep, dos 8.356.215 candidatos que poderiam fazer a prova neste final de semana, 5.848.619 fizeram o exame. O Amazonas foi o estado com a maior porcentagem de abstenções, 37,4% dos inscritos. Já o Piauí teve a menor taxa de abstenção, com 22,7%.

“Três porcento terão que fazer o exame em dezembro, que foi a solução mais segura adotada pelo MEC”, acrescentou o ministro da Educação. Ele estima ainda que o adiamento das provas para parte dos candidatos deverá custar cerca de R$ 15 milhões. De acordo com a EBC, o Inep vai reciclar as provas que foram impressas e não foram aplicadas neste final de semana e usará o material para a confecção da nova leva de exames.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.