Fechar
GP1

Brasil

Polícia Federal prende 11 pessoas por fraude no Enem 2016

Ao todo, 50 mandados judiciais foram cumpridos neste domingo.

  • Foto: Divulgação/Polícia FederalLista de presença do EnemLista de presença do Enem

As operações realizadas neste domingo (06), para combater fraudes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) prendeu 11 pessoas, mas ainda está em curso, segundo o delegado da Polícia Federal (PF), Franco Perazzoni.

"A operação ainda está em curso, tem pessoas que estão sendo ouvidas. Agora, com a conclusão das provas, vamos cruzar dados, checar semelhanças de gabaritos", disse. A PF realizadou duas operações em oito estados para combater fraudes no Enem.

A primeira, batizada de Operação Jogo Limpo, cumpriu 22 mandados de busca e apreensão nos estados do Norte e Nordeste. A segunda, foi batizada de Embuste e aconteceu em Montes Claros, em Minas Gerais, e cumpriu 28 mandados judiciais. De acordo com informações do Estadão, uma das estratégias da PF para deflagrar as operações foi analisar os gabaritos apresentados em anos anteriores de pessoas que teriam apresentado respostas suspeitas de fraude e fariam a prova novamente este ano.

O delegado informou que as quadrilhas têm usado tecnologias modernas para fraudar exames. Um dos estudantes identificados usava um ponto eletrônico minúsculo no ouvido. "O desafio de combater efetivamente uma fraude dessa magnitude não é coisa fácil, mas eu quero destacar que tudo isso é decorrente de uma parceria que vem sendo feito há alguns meses, entre PF, MEC e Inep", disse Perazzoni.

As operações da PF cumpriram mandados de busca e apreensão nos Estados do Maranhão, do Piauí, do Ceará, da Paraíba, do Tocantins, Amapá e do Pará. Já a Operação Embuste cumpriu 28 mandados judiciais, sendo quatro de prisão temporária, quatro de condução coercitiva, 15 de busca e apreensão e cinco mandados de sequestro de bens.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.