Fechar
GP1

Brasil

Alexandre de Moraes cria Força Nacional de agentes penitenciários

A força nacional terá pelo menos 100 agentes penitenciários.

Foi anunciada nesta quarta-feira (18) pelo Ministério da Justiça, a criação de uma Força Nacional que será formada por pelo menos 100 agentes penitenciários. Os agentes serão cedidos pelos estados para atuar dentro dos presídios.

Segundo informações do G1, o Grupo Nacional de Intervenção Penitenciária irá atuar em situações especiais, a pedido do governadores. O grupo também será responsável em conter e solucionar problemas.

  • Foto: André Dusek/Estadão Conteúdo Ministro Alexandre de MoraesMinistro Alexandre de Moraes

A medida de criar o grupo é uma forma de conter a crise que vem ocorrendo no sistema penitenciário do país. Nas últimas semanas, houve uma série de rebeliões e mortes em presídios de diversos estados. Nos estados de Roraima, Amazonas e Rio Grande do Norte, os massacres resultaram na morte de mais de 120 pessoas.

Também será criado um curso de capacitação para agentes penitenciários no Departamento Nacional Penitenciário (Depen), com a finalidade de estabelecer uma espécie de protocolo único para a atuação nos presídios.

Na manhã desta quarta-feira (18), foi publicado um decreto no Diário Oficial da União, onde o presidente Michel Temer autoriza o Exército a fazer operações de segurança em presídios por um período de 12 meses.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.