Fechar
GP1

Brasil

Segundo dia de provas do Enem acontece neste domingo

É a etapa final para os milhões de estudantes que estão fazendo o exame mais importante do ano.

Acontece neste domingo (12), o segundo e último dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2017. O exame serve como porta de entrada para faculdades públicas e privadas em todo país. No Piauí, devido ao horário de verão, os portões fecharão às 12h (horário local). As provas começam 30 minutos após o fechamento dos portões.

Essa é a etapa final para os milhões de estudantes que estão fazendo o exame mais importante do ano. Também é o momento de se concentrar ao máximo para fazer boa pontuação naquelas que podem ser consideradas as provas mais difíceis do Exame.

Para não deixar passar nada, veja a seguir tudo o que você precisa saber sobre o segundo dia do Enem, o que muda em relação ao primeiro dia e o que fazer para garantir uma boa prova.

O que acontece no segundo dia do Enem

No segundo dia do Enem são aplicadas duas provas:

Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com 45 questões.

Matemática e suas Tecnologias, com mais 45 questões.

A prova de Ciências da Natureza traz questões sobre Química, Física e Biologia. A de Matemática é uma das que mais metem medo nos candidatos. Também, pudera: são 45 questões de puro cálculo e muito raciocínio lógico! Todas as questões são objetivas (de assinalar), com cinco alternativas cada uma (A, B, C, D e E).

Horário das provas

Os horários do segundo dia do Enem são exatamente os mesmos do primeiro.

12 h: Abertura dos portões para acesso dos candidatos

13 h : Fechamento dos portões

13h30: Início das provas

Todos os horários são baseados no horário oficial de Brasília. Por isso, quem mora em estados que têm fuso diferente ou que não aderiram ao horário de verão precisarão redobrar o cuidado.

Local de provas do segundo dia do Enem

O local de provas do segundo dia do Enem é o mesmo do primeiro, a menos que haja alguma mudança de última hora. Caso isso aconteça, o MEC entra em contato com os candidatos para comunicar o novo local.

No caso dos alunos Teresinenses que repetirão o primeiro dia de provas do Enem, farão o segundo dia normalmente neste domingo e no mesmo local onde realizaram a primeira prova. O Inep ainda divulgará onde serão os novos locais de realização do exame no dia 12 de dezembro.

Portanto, esteja sempre atento. Saia mais cedo de casa, refaça o caminho um dia antes, confira os horários dos ônibus, observe o trânsito, enfim, fique de olho em tudo o que pode complicar o seu trajeto. Cada minuto conta.

Tempo para fazer as provas

Para fazer todas as 90 questões de Ciências da Natureza e de Matemática, o candidato terá apenas quatro horas e meia.

Parece bastante, mas não se engane: isso dá pouco mais de três minutos para resolver cada questão. Até para quem tem facilidade com cálculo e raciocínio lógico é um desafio e tanto.

Lembre-se de que, além de resolver tudo, você também vai ter que preencher o cartão resposta com todo o cuidado - e isso não se faz em cinco minutos, reserve um tempo adequado para essa etapa. O ideal é treinar o processo, resolvendo provas do Enem de anos anteriores ou participando de simulados.

O que levar para a prova

Aqui também vale a mesma regra do primeiro dia. Deixe em casa bonés, chapéus, boinas, óculos escuros, etc. Também não pode usar equipamentos eletrônicos, livros, apostilas, telefone celular, calculadoras e similares.

Obrigatoriamente, você só precisa levar dois itens: um documento oficial recente, com foto, e uma caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente (é bom ficar atento a este detalhe porque os organizadores não permitem outro tipo), lápis e lapiseiras também não são permitidos.

Você também pode - e deve - levar o seu cartão de confirmação da inscrição. Embora não seja obrigatório, ajuda a evitar eventuais problemas. Lanches leves e bebidas (água, suco, água de coco) para consumir durante a prova também estão liberados.

Gabarito

O MEC estima divulgar o gabarito oficial do segundo dia do Enem a partir de três dias úteis depois de finalizado o exame.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.