Fechar
GP1

Brasil

Governo de SP suspende carne na merenda das escolas

Os alimentos retirados dos cardápios serão substituídos por sardinha e atum enlatados, ovos, carne suína, legumes, verdura, feijão e molhos.

Nesta segunda-feira (20), a Secretaria da Educação de São Paulo informou que suspendeu temporariamente o consumo de carne na merenda oferecida pelas cinco mil escolas da rede estadual paulista aos alunos. Segundo a secretaria, a medida foi adotada por segurança, devido a deflagração da Operação Carne Fraca na última sexta-feira (17), que encontrou irregularidades na liberação de licenças e fiscalização de frigoríficos no país.

Roberto Liberato, Diretor do Departamento de Alimentação e Assistência ao Aluno, emitiu uma circular à direção das escolas, orientando suspender uma lista de oito alimentos, entre congelados e estocáveis, do cardápio da merenda. São elas as carnes bovinas, salsicha e peito de frango. A origem dos produtos comprados pelo governo para merenda não foi informada.

De acordo com o G1, os alimentos retirados dos cardápios serão substituídos por sardinha e atum enlatados, ovos, carne suína, legumes, verdura, feijão e molhos. Não haverá prejuízo à alimentação dos alunos, garantiu a secretaria.

Uma nova fiscalização será feita no estoque de alimentos suspensos. “Tendo em vista procedimentos de controle de qualidade do produto entregue, solicitamos a suspensão do produto pelos próximos 20 dias”, disse trecho do comunicado enviado às unidades. Os itens são:

- salsicha de peru congelada

- carne bovina moída congelada

- carne bovina em iscas congelada

- carne bovina em cubos congelada

- salsicha hot dog congelada

- carne bovina em cubos (embalada sem necessidade de refrigeração 'pouch')

- carne bovina enlatada (embalada sem necessidade de refrigeração 'pouch')

- peito de frango em cubos (embalada sem necessidade de refrigeração 'pouch')

A maneira como a ação de fiscalização será feita não foi informada pela pasta. O prazo para suspensão dos embutidos e carnes no cardápio escolar pode ser estendida.

Relembre o caso

Na última sexta-feira (17), a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Carne Fraca e cumpriu 311 mandados em sete estados. A operação apura o envolvimento de fiscais do Ministério da Agricultura Pecuária Abastecimento (Mapa) em um esquema de liberação de licenças e fiscalização irregular de frigoríficos.

Entre as marcas investigadas, estão Sadia, Perdigão, Seara e Friboi, que são acusadas de vender carnes estragadas, usar produtos cancerígenos, entre outras irregularidades que foram encontradas durante dois anos de investigação.  
 

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.