Fechar
GP1

Brasil

Presidente do TCE-RJ e conselheiro são presos em operação da PF

Aloysio Neves e José Gomes Graciosa foram levados para a sede da PF.

O presidente do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro (TCE-RJ), Aloysio Neves, e o conselheiro José Gomes Graciosa foram presos na manhã desta quarta-feira (29), na Operação Quinto do Ouro, deflagrada pela Polícia Federal (PF) e pelo Ministério Público Federal. A ação apura desvios para favorecer membros do TCE e tem como alvo outros três conselheiros do tribunal.

Jorge Picciani, presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) é alvo de uma condução coercitiva. A Operação, batizada de Quinto do Ouro, tem como base a delação de Jonas Lopes, ex-presidente do TCE-RJ, que fechou acordo com a Procuradoria Geral da República. Segundo a Polícia Federal, os alvos são investigados por fazerem parte de um esquema de propina que pode ter desviado até 20% de contratos com órgãos públicos para autoridades públicas.

  • Foto: DivulgaçãoPolicia FederalPolicia Federal

De acordo com informações do G1, cerca de 200 policiais participam da operação. Os mandados foram expedidos pelo ministro Félix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça, e são cumpridos no Rio, em Duque de Caxias e em São João do Meriti. O esquema ocorreu durante a gestão do ex-governador Sérgio Cabral (PMDB-RJ), segundo as investigações. A Justiça determinou a prisão temporária de cinco dos sete membros do TCE-RJ.

Alvos dos mandados de prisão:

Aloysio Neves, atual presidente do TCE-RJ;

Domingos Brazão, vice-presidente do TCE-RJ;

José Gomes Graciosa, conselheiro;

Marco Antônio Alencar, conselheiro e filho de Marcelo Alencar, ex-governador do estado e ex-prefeito do Rio, morto em 2014;

José Maurício Nolasco, conselheiro.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.