Fechar
GP1

Brasil

Proposta da nova base curricular antecipa alfabetização

O documento é uma referência obrigatória para elaboração dos currículos escolares.

O Ministério da Educação apresentou nesta quinta-feira (06), a terceira e última versão da base nacional comum curricular para os ensinos infantil e fundamental. O documento é uma referência obrigatória para a elaboração dos currículos escolares e antecipa a alfabetização de crianças para o 2º ano.

O documento foi entregue ao Conselho Nacional de Educação, que organiza áreas de conhecimento e competências para o ensino infantil e fundamental. Segundo a nova regra, todas as crianças devem saber ler e escrever até o fim do segundo ano (entre 6 e 7 anos), e não mais no terceiro, como é hoje.

  • Foto: DivulgaçãoEducação InfantilEducação Infantil

De acordo com informações do G1, a base para o ensino fundamental tem quatro áreas de conhecimento: Linguagens com português, arte, educação física, inglês obrigatório a partir do sexto ano. A matemática deve ser ferramenta para resolver problemas do cotidiano. Ciências da natureza e ciências humanas não serão mais obrigadas a incluir conceitos de gênero, nem ensino religioso.

  • Foto: Ronaldo Nascimento/Futura Press/Estadão ConteúdoMendonça FilhoMendonça Filho

Segundo o ministro da Educação, Mendonça Filho, tudo isso é a base para a construção de um currículo mais afinado de norte a sul do Brasil.“A criança mais pobre, ela não pode ter acesso a uma aprendizagem de valor inferior àquela mais rica, então todas as escolas, todas as redes do Brasil devem seguir e obedecer a orientação da base e os conteúdos e currículos que estejam naturalmente subordinados a esse mandamento nacional que gerará muito mais oportunidade e equidade para todos”, disse.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.