Fechar
GP1

Brasil

Maranhão confirma sete feridos em ataque a aldeia indígena

Governo do estado diz que três pessoas seguem internadas.

  • Foto: Cimi/DivulgaçãoÍndios da etnia gamelaÍndios da etnia gamela

O governo do Maranhão informou que o conflito entre moradores da região de Povoado das Bahias, na cidade de Viana (MA), e índios da etnia gamela ocorrido no domingo (30) deixou sete pessoas feridas.

De acordo com o governo de Flávio Dino (PCdoB), que classificou o ataque como “lamentável violência”, “durante o confronto, sete pessoas ficaram feridas, sendo cinco gamelas e dois não-gamelas”.

Ainda de acordo com o comunicado, “a Polícia Militar do Maranhão atuou imediatamente” após ter sido informada do conflito e evitou uma “tragédia”. Policiais permanecem no local do ataque com reforço no efetivo, diz o governo.

“A Secretaria de Estado de Segurança Pública já instaurou inquérito para investigar as condições em que o conflito ocorreu. Equipe da Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular também está sendo deslocada para a área em conflito”, diz a nota.

De acordo com informações da Veja, o governo do Maranhão afirma ter encaminhado ofício ao Ministério da Justiça, “pois compete ao Governo Federal definir se as terras em questão são indígenas ou não”. O ministro da Justiça, Osmar Serraglio, determinou o envio de uma equipe da Polícia Federal ao local com o objetivo de evitar mais conflitos. O governo federal também ofereceu apoio à Secretaria de Segurança Pública do Maranhão.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.