Fechar
GP1

Brasil

Marinha confirma 18 mortes em naufrágio de embarcação na Bahia

Embarcação naufragou, na manhã desta quinta-feira (24), próximo à Ilha de Itaparica, na localidade de Mar Grande, na Bahia.

A Marinha do Brasil confirmou 18 mortes após o naufrágio de uma embarcação, na manhã desta quinta-feira (24), próximo à Ilha de Itaparica, na localidade de Mar Grande, na Bahia. De acordo com o comandante Flávio Almeida, do 2º Distrito Naval, 123 passageiros estavam na embarcação e, até as 12h45, 89 pessoas foram resgatadas e atendidas em hospitais e unidades de saúde da região, mas ainda não há informações sobre seus estados de saúde.

  • Foto: Xando Pereira/Agência AtardeEmbarcação naufragou na manhã desta quinta na Baía de Todos os SantosEmbarcação naufragou na manhã desta quinta na Baía de Todos os Santos

Segundo a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) dos resgatados, 70 estão na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no município de Vera Cruz, 15 estão no Hospital Municipal de Itaparica, em Itaparica, dois estão no Hospital do Subúrbio, em Salvador, e dois estão no Hospital Geral do Estado (HGE), também na capital baiana.

De propriedade da CL Transporte Marítimo, a embarcação Cavalo Marinho I tinha capacidade para levar até 162 passageiros. O acidente ocorreu a 200 metros do Terminal marítimo. O chamado de emergência para a Capitania foi recebido através do rádio por volta das 8 horas. De acordo com a Prefeitura de Vera Cruz, a lancha saiu do terminal da Ilha por volta das 6h30 com destino a Salvador.

A Polícia Militar foi acionada e atuou por meio do Grupamento Aéreo (Graer) e da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Ilha de Vera Cruz), que também já prestou socorro a algumas vítimas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Mar Grande e ao Hospital Geral de Itaparica.

Conforme a Secretaria de Segurança Pública da Bahia, dois helicópteros da Polícia Militar da Bahia foram enviados ao local, assim como ambulâncias do Corpo de Bombeiros. Além disso, uma equipe de mergulhadores também está a caminho. A Secretaria afirmou ainda que um chamado sobre o incidente, pelo 190, foi aberto às 6h30 desta manhã.

"Assim que recebemos uma chamada de emergência por rádio, enviamos três embarcações de resgate com médico a bordo e todos as equipes para prestar socorro", afirmou o oficial da Marinha, Jean Torres Araújo. Uma das vítimas foi transportada para o Hospital do Subúrbio, em Salvador. A avaliação da lancha será feita pela Marinha. Ela analisará a regularização da embarcação e se operava com número de passageiros acima do permitido. Por conta disso, a Secretaria de Segurança Pública informou que um inquérito será aberto para que as causas do acidente sejam apuradas.

Ao Estado, a assessoria de imprensa da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) afirmou que a embarcação estava com a documentação em dia.

Nas redes sociais, a CL Transporte Marítimo declarou que a lancha estava "devidamente vistoriada e em dias com as documentações". "Lamentamos profundamente o acidente ocorrido com a Lancha Cavalo Marinho I ocorrido na Baia de Todos os Santos, as 6:45h da manhã transportando 129 passageiros (mais tarde, a informação era de que estavam a bordo 123 pessoas). A CL está comprometida em assistir todos os passageiros envolvidos, bem como suas famílias, promovendo informações e assistência", comunicou em postagem no Facebook.

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), e o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), postaram notas de pesar em suas respectivas contas nas redes sociais. Costa decretou luto oficial de três dias no estado.

"Todas as forças do Governo do Estado estão mobilizadas para dar assistência e prestar socorro às vítimas. Estou acompanhando pessoalmente esta difícil operação desde cedo e todas as providências foram tomadas imediatamente, com o reforço dos nossos efetivos nas áreas da segurança e da saúde pública", escreveu o governador.

"Todos os órgãos da Prefeitura estão envolvidos para ajudar nessa hora difícil. Uma equipe de psicólogos e assistentes da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza está no local para prestar atendimento social e psicológico. Também mobilizamos 5 ambulâncias do Samu (2 em Mar Grande e 3 em Salvador) e mais uma "ambulancha" para prestar socorro. As UPAs estão preparadas para atender às vítimas.", informou ACM Neto.

Tragédia no Pará

O naufrágio na Bahia foi o segundo acidente hidroviário no Brasil em pouco mais de 24 horas. Nesta terça-feira (23), o navio Capitão Ribeiro naufragou em Porto de Moz, no Pará, deixando 21 mortos, número atualizado nesta quarta-feira (24). O dono da embarcação informou ao Governo do Estado do Pará que havia 48 pessoas a bordo.

De acordo com as informações Secretaria de Segurança Pública do Pará (Segup), a embarcação saiu do município de Santarém, oeste do estado, às 18h de segunda-feira (21). A embarcação tinha escala nos municípios de Monte Alegre e Prainha.

O destino final era Vitória do Xingu. O barco afundou por volta de 22h de terça. Chovia quando o acidente aconteceu. Muitos sobreviventes disseram que a embarcação foi atingida por uma tromba d’água – fenômeno similar a um tornado.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.