Fechar
GP1

Brasil

Firmino Filho se reúne com Temer para tratar de segurança pública

O encontro aconteceu no Palácio do Planalto e contou com a presença de 21 prefeitos, um vice-prefeito e um prefeito em exercício.

O Prefeito de Teresina Firmino Filho se reuniu nesta quarta-feira (7) com o presidente Michel Temer e os demais prefeitos das capitais do Brasil para tratar de segurança pública, tema que o Governo Federal definiu como principal prioridade neste ano.

  • Foto: DivulgaçãoFirmino Filho e Michel Temer Firmino Filho e Michel Temer

No encontro com o presidente, o prefeito Firmino destacou o programa Vila Bairro e solicitou o apoio do Governo Federal para buscar uma maior efetividade do projeto. “Estamos iniciando um projeto interessante, que é o Vila Bairro Segurança, portanto, nós teríamos uma vontade de conseguir um apoio do Governo Federal para que as ações desse programa pudessem ser mais efetivas e intensas. Essa será a nossa demanda, não apenas em termos de investimentos, mas em termos de recursos para que o programa seja mais efetivo”, ressaltou.

De acordo com o G1, o encontro aconteceu no Palácio do Planalto e contou com a presença de 21 prefeitos, um vice-prefeito e um prefeito em exercício. Segundo a assessoria da Presidência participaram também, os ministros Raul Jungmann (Segurança Pública), Carlos Marun (Secretaria de Governo) e Torquato Jardim (Justiça) participam do encontro, quem também tem a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

  • Foto: Beto Barata/Presidência da República Reunião de Temer com Prefeitos das capitais Reunião de Temer com Prefeitos das capitais

Aos prefeitos das capitais, Temer pediu ajuda na mobilização em favor do combate à criminalidade e à violência. “Queremos que os senhores, lá nas respectivas capitais também façam as reuniões que possam fazer, que julguem necessárias, convenientes para mobilizar a questão da segurança pública”, pediu o presidente.

Temer afirmou ainda que a mobilização serve como uma espécie de recardo. "Essas movimentações chegam a quem está na marginalidade e, naturalmente, faz com que eles se preocupem, porque saberão que terão uma resposta muito firme, muito segura das autoridades estaduais", destacou.

O presidente ainda defendeu uma função mais efetiva das guardas municipais. "Os senhores têm guardas municipais e nós precisamos, se me permitem a sugestão, uma função mais efetiva, mais participativa das guardas municipais", disse, sem entrar em detalhes.

Em fevereiro, o presidente decretou a intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro e, dias depois, criou o Ministério Extraordinário da Segurança Pública. Na semana passada, Temer comandou reunião semelhante com governadores e anunciou a criação de uma linha de crédito de R$ 42 bilhões para estados e municípios investirem em segurança, dentre esse valor R$ 10 bilhões seriam destinados somente aos municípios.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.