Fechar
GP1

Brasil

Alistamento militar inicia nesta quarta e vai até junho no Brasil

O alistamento é obrigatório para todos os jovens do sexo masculino que vá fazer 18 anos até o último dia de 2019. Caso o jovem não se aliste, poderá ser punido com multa.

Começou nesta quarta-feira (02), o prazo para o alistamento militar para jovens que completarão 18 anos até o dia 31 de dezembro de 2019. As inscrições encerram no último dia útil de junho, podendo ser feita pessoalmente ou na internet no site www.alistamento.eb.mil.br.

O alistamento é obrigatório para todo o jovem do sexo masculino que vá fazer 18 anos até o último dia de 2019. Caso o jovem não se aliste, poderá ser punido com multa que varia conforme o tempo. Se não regularizar a situação, o jovem pode ser impedido de tirar passaporte e ser empossado em cargo público, além de não poder se matricular em universidades públicas.

Constitucionalmente as Forças Armadas devem atribuir serviço alternativo nas atividades militares para os candidatos que usem motivação religiosa, filosófica ou política para prestarem serviço militar.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Exército Exército

Seleção

Após o alistamento, os inscritos deverão ficar atentos à data em que deverão comparecer para participar do processo de seleção que, geralmente, ocorre de fevereiro a novembro. A data para o comparecimento à Comissão de Seleção deve ser consultada no mesmo site de alistamento.

De acordo com o Ministério da Defesa, os recrutas são escolhidos por dois critérios principais. O primeiro é a combinação do vigor físico com a capacidade analítica, medida de maneira independente do nível de informação ou de formação cultural. O segundo é o da representação de todas as classes sociais e regiões do país. A seleção também leva em conta aspectos culturais, psicológicos e morais.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.