Fechar
GP1

Brasil

Ciclones que podem atingir a costa brasileira são batizados pela Marinha

Esses fenômenos são batizados para facilitar os alertas e avisos – além de agilizar protocolos de evacuação. O “batismo” é considerado fundamental para evitar confusões.

Kurumí - ou “menino”, em tupi-guarani. Esse será o nome do ciclone, identificado pela Marinha do Brasil na costa da Região Sudeste, se ele evoluir para tempestade subtropical. Desde a notificação dessa possibilidade, uma pergunta tem sido recorrente: por que Kurumí?

Para ser oficialmente batizado de Kurumí os ventos devem atingir 63 km/h ou mais. Na última quinta-feira, 23, a intensidade era de 55 km/h. Em nota, a Marinha afirmou que o centro do ciclone está localizado a 250 quilômetros a sudeste de Macaé, no Rio, em área oceânica. Ainda considerado “depressão subtropical”, estágio anterior à tempestade, o sistema deve provocar impactos em alto-mar na costa entre São Paulo e Santa Catarina e também do Rio à Bahia.

Do Rio à Bahia, a tempestade pode provocar agitação marítima e ondas entre 3 e 5 metros de altura no oceano - mas que não devem chegar às praias, segundo meteorologistas. Já de São Paulo a Santa Catarina, a previsão é de ondas de 3 a 3,5 metros.

Sistemas meteorológicos especiais, como furacões, tufões ou os ciclones tropicais, subtropicais e extratropicais costumam ser “batizados” pelos centros de monitoramento meteorológicos internacionais. Nos Estados Unidos, por exemplo, é Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) que dá nome aos furacões.

No Brasil, quem batiza os sistemas meteorológicos é a Marinha. Os nomes são geralmente de inspiração indígena, em tupi-guarani.

Esses fenômenos são batizados para facilitar os alertas e avisos – além de agilizar protocolos de evacuação. O “batismo” é considerado fundamental para evitar confusões e garantir a clareza dos comunicados. Nomes de furacões que causaram grandes tragédias são retirados e não voltam a ser usados, para que não haja confusão. Via de regra, de acordo com regras da Organização Meteorológica Mundial (OMM), as listas com possíveis denominações desses fenômenos alternam nomes masculinos e femininos em ordem alfabética.

Em 2018, a Marinha atualizou a lista de nomes para possíveis ciclones que se formados na costa brasileira. Confira a lista completa com a época e local de formação dos sistemas nomeados até agora:

1. Arani (tempo furioso) - março 2011 - RJ-ES

2. Bapo (chocalho) - fevereiro 2015 - SP

3. Cari (homem branco) - março 2015 - SC

4. Deni (tribo indígena) - novembro 2016 - RJ

5. Eçaí (olho pequeno) - dezembro 2016 - SC

6. Guará (lobo do cerrado) - dezembro 2017 - ES-BA

7. Iba (ruim) - março 2019 - BA

8. Jaguar (lobo) - maio 2019 - RJ

9. Kurumí (menino)

10. Mani (deusa indígena)

11. Oquira (broto de folhagem)

12. Potira (flor)

13. Raoni (grande guerreiro)

14. Ubá (canoa indígena)

15. Yakecan (o som do céu)

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.