Fechar
GP1

Brasil

IPVA grátis em 2021: confira os carros isentos de pagamentos

A base para o cálculo é o ano de fabricação e pode deixar o veículo isento de pagar o IPVA.

O Imposto sobre Propriedade Veicular Automotiva (IPVA) é um tributo pago todos os anos por proprietários de veículos. No entanto, há uma parcela considerável da população que pode se isentar do pagamento do tributo.

O valor pago é calculado anualmente e varia para cada estado. A base para o cálculo é o ano de fabricação e pode deixar o veículo isento de pagar o IPVA.

O tempo necessário varia entre estados, confira a lista:

Os veículos fabricados a mais de 15 anos têm isenção do IPVA no Piauí. No entanto, esse período pode ser menor ou maior em outros estados:

10 anos: Roraima e Rio Grande do Norte;

15 anos: Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Goiás, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Tocantins;

18 anos: Mato Grosso;

20 anos: Alagoas, Acre, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.

Os estados de Pernambuco e Minas Gerais, utilizam outro método para calcular a cobrança do tributo, e apesar de não oferecerem a isenção, eles promovem uma redução progressiva do valor do imposto.

Para saber se pode se beneficiar da medida, o proprietário do veículo precisa verificar no documento oficial do carro o ano em que foi fabricado e fazer a conta levando em conta as regras do estado em que vive.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.